Tendências outono/inverno 22-23
É oficial: o frio está a chegar. Não me interpretem mal, não estou nada triste com isto. Para mim, não há nada melhor do que o cheiro das velas de canela do outono e as malhas quentinhas do inverno.
Se forem pessoas curiosas e apaixonadas por moda, como eu, já devem ter reparado nas montras de outono/inverno das lojas dos centros comerciais. Porém, se fores uma pessoa mais preguiçosa e “aluada”, não te preocupes que eu vou ajudar-te. Hoje vou mostrar-te algumas das tendências para estas estações frias que já estão prestes a chegar, e as cores que mais se vão usar.
É importante referir aqui que os desfiles de moda de alta costura são a maior escola no que toca a tendências, pois é a partir das peças que os designers criam que conseguimos perceber o que se vai usar ou não em determinadas estações do ano. A moda está em constante processo de mudança e é normal que de um ano para o outro surjam novidades – cores mais vivas ou mais sóbrias, mistura de padrões ou simplesmente looks monocromáticos.
Assim, fui para um café no meio do Chiado, pedi um chocolate quente e fiquei durante horas a ver os desfiles das marcas que mais admiro, como a Dior, Fendi, Chanel, Prada, Versace e Schiaparelli. Por isso, se virem alguma das peças aqui mencionadas nas passarelas das semanas da moda, é uma mera coincidência…
Vamos então falar das peças e das cores:
Transparência: it´s sexy time!
Apesar de muitas pessoas acharem que as transparências ou as roupas mais sexys são um pouco too much, esta altura é a hora certa para as usarem! Com uma malha mais quente por cima ou um casaco comprido a condizer, as camisolas mais transparentes dão um certo movimento ao corpo, e acabam por trazer um ar divertido e apaixonante aos looks de inverno.
Padrões
Os padrões geométricos, as flores, as bolas e as riscas voltaram, e ainda bem! Vamos ver estes padrões em casacos, malhas, minissaias e até em malas. Está na hora de arriscar e juntar padrões que, à primeira vista, parecem não coincidir, mas que lá no fundo nunca combinaram tão bem.
Jantar ou trabalhar? Os dois!
Alfaiataria : wo(man) vibealfaiataria
Uma tendência que já no ano passado se viu pelas ruas, blazers grandes e compridos, sobretudos e os fatos de duas peças ainda são um grande “sim”. Desenhados e criados com um corte mais direito e masculino, o facto de se usarem mais oversized tornam os outfits mais elegantes. Quando conjugados com roupa mais justa por baixo ou com cores monocromáticas, acreditem, ficam incríveis!
Botas altas
Esta pessoalmente eu adoro… Sejam em camurça ou estilo de galochas, tenham bordados incluídos ou apontamentos brilhantes, estas botas completam totalmente um look. Quando usadas com saias ou vestidos curtos, as botas tornam o conjunto mais uniforme e sofisticado.
Acolchoados
Tanto os puffer jackets como as malas grandes acolchoadas (que, já agora, também são uma tendência para este ano), possuem um tipo de material que é tanto confortável como sofisticado, ou seja, o melhor dos dois mundos! Usados com uma camisola mais justa por baixo ou uma malha de gola alta, estes casacos trazem originalidade aos outfits e, se incluírem estampas e cores fortes, mais personalidade!
Ideal para os dias mais frios!
Grande e pronta para fazer match com o qualquer outfit.
Cores
Depois da altura da pandemia e da nuvem escura que pairou por cima de nós por muito tempo, o passado ficou para trás e o presente traz mudanças boas e coloridas! Neste outono/inverno, ainda que as cores sóbrias -os castanhos, os brancos e os pretos – sejam um must have em qualquer ocasião, as cores vibrantes, impactantes, elétricas e chamativas são uma novidade e, honestamente, espero que continuem tendência por muito tempo. Rosa fuschia, “azulão”, laranja vivo e roxo, cores neon, prateado e dourado são algumas das cores que mais aparecem nas peças desta altura. Looks monocromáticos ou full black com acessórios mega coloridos são algumas das ideias que podemos utilizar com as cores destas estações.
Estas são algumas das tendências para outono/inverno. É importante relembrar que as tendências servem para nos inspirarmos diariamente com os looks que utilizamos e para tentarmos ser originais e criativos com as peças que estão na berra! Contudo, quando vamos comprar novas roupas e acessórios para o nosso guarda-roupa, é importante pensarmos se gostamos verdadeiramente daquela peça ou se só estamos a comprá-la por ser tendência, o que fará com que a mesma fique de parte depois de um curto espaço de tempo.
Divirtam-se com as novidades que andam pelo mundo da moda, e lembrem-se: sintam-se confiantes e bonitos com o que vestem, não interessa as cores nem os padrões combinados. A moda traz cor, mudança e originalidade. Usem-na para vos fazer sentir bem (e estilosos!) <3
Contem comigo para vos continuar a atualizar sobre este mundo.
Um beijinho, Cláudia
Fonte da capa: Cláudia Pinto
Artigo revisto por Beatriz Cardoso
AUTORIA
Aquariana, criativa e sonhadora por natureza, a Cláudia tem o sonho de um dia trabalhar na Vogue Portugal. Adora o lado bonito e simples da vida, animais e muita roupa e acessórios repletos de brilhantes.
Vê a Moda como uma manifestação artística de cada época histórica, e que bom que é ver mais, explorar mais e inspirar-se cada vez mais. Estar na ESCS Magazine como editora só a faz querer sonhar ainda mais alto, ter a certeza que tudo o que queremos acontece, basta acreditar.