The Fall Of The King(s)
No dia 16 de setembro de 2024, em Nova Iorque, o conhecido produtor e rapper de Hollywood, Sean Combs ou, como é conhecido, “P.Diddy”, foi detido após receber acusações de 120 pessoas de violência sexual, violência física, tráfico sexual, envolvimento em crime organizado, suborno, fogo posto, rapto e obstrução à justiça. De momento, encontra-se detido no Centro de Detenção Metropolitano de Brooklyn.
Sean John Combs, ou P. Diddy, é um rapper, produtor e empresário norte-americano, muito influente na indústria à qual pertencia, com 54 anos, que abalou o mundo com as acusações absurdas que vieram a público. Criou a Bad Boy Records, juntamente com o seu amigo Jay-Z, em 1993. Este era conhecido, por toda a indústria, por ter comportamentos agressivos e abusivos, o que era contrário ao que transmitia aos seus fãs.
O caso de P.Diddy começou a ser popular, a partir do dia 16 de novembro de 2023, quando Cassandra Ventura, a sua ex-namorada, o denunciou por abuso físico, sexual, emocional e tráfico sexual. Alegou que o companheiro a obrigava a tomar drogas e a ter relações sexuais com outras pessoas, enquanto ele assistia. Em 2005, Cassie reportou que os comportamentos de Sean começaram a tornar-se estranhos e, após algum tempo, tornou-se controlador com tudo o que ela possuía. No entanto, a cantora afirmou que resolveria o caso de outra maneira: “Decidi resolver este assunto de uma maneira amigável em termos sob os quais tenho algum nível de controlo”.
Esta denúncia foi a desencadeadora para muitas outras contra o rapper e o seu próprio filho (por levar raparigas para as freak-offs) de violência sexual, mas os processos ficaram sob estudo e análise da polícia norte-americana. Para perceber a gravidade das acusações, teremos de fazer uma analepse até à década de 90, para alguns episódios que envolveram o empresário.
Em 1991, em Nova Iorque, Puff Daddy decide promover um jogo de basketball, sendo ele o responsável por tudo. Nesse mesmo evento, acontece, então, uma catástrofe, morrendo nove pessoas e ficando 29 feridas, devido à ganância do artista, sendo este processado por vários familiares das vítimas.
Em 1995, houve um caso que foi muito falado e discutido entre o público, devido ao afastamento inesperado de Sean e Marion Knight, estes amigos e parceiros. Este afastamento deveu-se à morte de um grande amigo de Knight, após ter levado três tiros de Puffy, um amigo de Diddy, enquanto estava no meio de uma discussão entre a equipa de Bad Boy Records e a equipa de Death Row Records (empresa comum aos dois).
P. Diddy, em 1998, foi detido após agredir o produtor de música Steve Soute com uma garrafa de champanhe e uma cadeira. O motivo desta agressão seria a falta de consenso na gravação de um clipe. Estas acusações foram retiradas, no entanto, em 1999, o rapper voltou a ser preso, juntamente com a cantora Jennifer Lopez, após um confronto com armas numa discoteca em Manhattan. Este foi acusado de posse de arma e suborno, no entanto, foi considerado inocente, novamente.
Muitas das acusações estão associadas às festas que o rapper fazia, as freak-offs. Eram festas conhecidas pela existência de diversas substâncias ilícitas e sexo. Diddy trazia diversos convidados (que participavam nas festas, iludidos com a possibilidade de uma carreira) e prostitutas. Estes convidados eram drogados, para terem relações sexuais forçadas, enquanto Diddy assistia e filmava, com o objetivo de sentir prazer e calar as vítimas.
O que está a acontecer de momento com Diddy?
Após as 120 acusações contra Puff Daddy, foi aberta uma investigação, levando à detenção do rapper no dia 16 de setembro de 2024, que, de momento, se encontra no Centro de Detenção Metropolitano de Brooklyn. A 25 de março de 2024, a polícia norte-americana realizou buscas pelas casas do rapper, em Miami, Califórnia, Flórida e em Los Angeles, para investigar os casos ligados a crimes de tráfico sexual. Durante as rusgas, foram encontradas várias embalagens de óleo de bebé, gravações das festas e brinquedos sexuais.
A 17 de maio, uma nova prova contra Diddy foi divulgada pela CNN, de imagens de videovigilância de um hotel, em 2016, onde se mostra a agressão de Diddy para com Cassandra.
A 07 de junho, a Howard University informou que vai retirar o grau académico honorário a Diddy e retirar o programa escolar com o nome do mesmo da sua instituição. É-lhe retirada, também, a chave da cidade de Nova Iorque.
A 10 de setembro, Puff Daddy deveria comparecer numa audiência virtual, no entanto, não o fez. Esta audiência custou-lhe um total de 100 milhões de dólares.
A 17 de setembro, após a sua detenção, é-lhe dito que não há possibilidade de sair em liberdade sob fiança, pois os procuradores judiciais afirmaram que poderia haver um “sério risco de fuga”. Quando este comparece no tribunal, declara-se inocente.
Mesmo após a detenção de Diddy, continuam a surgir novas denúncias contra o mesmo. Este é um caso que ainda espera novas atualizações e que envolve toda a indústria musical, não sendo apenas Diddy o envolvido.
Fonte da Capa: 24 hours worlds
Artigo revisto por Liliana Braz
AUTORIA
Nasceu em março, mês esse associado a guerras, mudanças e tempestades, o que a define por completo. A Miriam sempre foi um furacão, sempre empenhada e criativa, nunca sabendo bem o que queria, por gostar de tudo. Até descobrir que a escrita sempre esteve no centro de tudo o que fazia e a apaixonava. Hoje em dia, está em jornalismo, a desbravar um novo mundo e na expectativa de, um dia, escrever sobre o trinta e nove do glorioso.