Música

Tom Jobim e a criação da Bossa Nova

Tom Jobim é um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos principais responsáveis pela criação e consolidação da Bossa Nova, sendo ele, também, conhecido como o “pai” deste estilo.

A Bossa Nova surgiu no final da década de 50, no Rio de Janeiro, fruto de uma colaboração entre o guitarrista João Gilberto, o poeta Vinicius de Morais e o compositor Tom Jobim, que combinaram elementos do samba tradicional brasileiro com elementos do jazz americano.

Tom Jobim, João Gilberto e Vinicius de Moraes, em 1962
Fonte: Jornal Correio24horas

O percurso de Tom Jobim enquanto músico

Tom Jobim estudou jazz e música clássica, o que deu asas à sua criação musical.

Em 1958,  lançou seu primeiro álbum, Chega de Saudade, numa parceria com Vinicius de Moraes. O disco foi um sucesso imediato e marcou o início da Bossa Nova. No decorrer da sua carreira compôs também imensas outras músicas em parceria com Vinicius, e ainda João Gilberto, que viraram grandes sucessos.

Compôs clássicos da Bossa Nova, conhecidos internacionalmente, tais como Garota de Ipanema, Águas de Março, e Desafinado, exemplos da genialidade de Tom Jobim como compositor e letrista.

Falando com mais pormenor dos seus álbuns mais marcantes, em 1959, Tom Jobim lançou o álbum Desafinado, que se tornou um enorme sucesso e deu a conhecer a Bossa Nova e clássicos da música brasileira ao mundo.

Já em 1963, Tom Jobim lançou o álbum Garota de Ipanema, que se tornou um dos álbuns mais famosos da música brasileira, com sucessos internacionais.

Garota de Ipanema

Garota de Ipanema é sem dúvida o seu maior sucesso. É a música brasileira mais gravada de todos os tempos, ajudando a consolidar a Bossa Nova no mundo. 

A sua versão em inglês, The Girl from Ipanema, foi tocada por grandes nomes, tais como Frank Sinatra.

A canção é sobre uma jovem de olhos verdes, cabelo escuro e pele morena, cujo nome era Helô Pinheiro. Ela passava todos os dias à frente do bar Veloso enquanto caminhava para a praia, na rua Montenegro em Ipanema, frequentado por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, que fizeram dela a sua musa.

As letras de Tom Jobim são consideradas verdadeiras obras de arte. Conseguia transformar situações do quotidiano e sentimentos humanos em poesia pura, graças às suas letras profundas.

A influência de Tom Jobim na música brasileira e no mundo

O papel de Tom Jobim na criação da Bossa Nova é indiscutível, e a sua proeza como compositor e pianista é reconhecida em todo o mundo. Proeza essa no piano que contribuiu para a criação da sonoridade característica da Bossa Nova, que combina samba brasileiro com jazz.

Considerado um dos maiores e mais respeitados músicos brasileiros de todos os tempos, a sua música ainda é ouvida  nos dias de hoje, permanecendo, desta forma, eterna e influente em todo o mundo.

A Bossa Nova conquistou o público brasileiro e internacional, tornando-se um movimento cultural de grande importância. Influenciou diversos artistas internacionais, como Frank Sinatra, que gravou um álbum inteiro com músicas de Tom Jobim.  Não só a música internacional, mas também a brasileira, foram influenciadas por Tom Jobim e por este estilo que ele criou, abrindo caminho para o surgimento de outros estilos musicais, tais como a MPB – Música Popular Brasileira.

Fonte: Fritz Dobbert

Ao longo da sua carreira foi  prestigiado com inúmeros prémios, incluindo Grammys. Compreensível na medida em que as suas obras são uma preciosidade para a cultura musical brasileira.

Fonte da Capa: Fringe

Artigo revisto por: Mariana Ranha

AUTORIA

+ artigos

Raquel Bernardo tem 18 anos, é natural de Lisboa e entrou este ano para o primeiro ano da licenciatura de jornalismo. O jornalismo sempre foi uma área que a cativou desde jovem uma vez a mesma ter sido desde criança bastante comunicativa (e que nunca parava de falar). Transmitir informação e conhecimento aos outros sempre foi algo que a Raquel considerou imprescindível numa sociedade tão agitada como a nossa, olhando o papel dos jornalistas como nobre.
Desde pequenina que demonstrou uma grande paixão pela escrita, paixão essa semeada pelo seu pai, escritor de rubricas, e, com esta entrada para a ESCS magazine, a mesma espera tanto melhorar as suas qualidades de escrita como aprofundar a sua relação com esta.