Tomás Araújo: de Famalicão para o mundo
Nascido em Vila Nova de Famalicão, a 16 de maio de 2002, Tomás começou a carreira futebolística na sua cidade natal pelo Operário Famalicão (na época de 2010/11), onde permaneceu durante cinco épocas. Na época de 2016/17, foi para os sub-15 do Benfica, clube no qual permanece até a atualidade. Antes de integrar os escalões de formação do clube encarnado, teve ainda breves passagens por clubes como o Palmeiras FC e o Evolution Soccer Academy.
Em 2021/22, o central português realizou uma das melhores épocas da sua ainda curta carreira. Capitaneou a equipa de sub-19 ao longo de uma histórica caminhada na UEFA Youth League, que culminou na primeira conquista do troféu por parte do clube da Luz e, para além disso, fez também a sua estreia pela equipa principal na vitória por 3-0 frente ao Covilhã, a contar para a Allianz Cup.
Depois de uma época destas, era expectável que o central assegurasse um lugar na equipa principal durante o ano seguinte, mas as ideias de Roger Schmidt – treinador na altura – eram outras. António Silva, outro jovem central formado no clube da Luz, ganhou destaque na pré-época, e Tomás Araújo acabou por ser emprestado ao Gil Vicente de modo a somar mais minutos no escalão principal do futebol português. Acabado o empréstimo, regressou ao clube da capital, onde ganhou um papel de rotação. Já na atual época e com Bruno Lage ao comando, ultrapassou António Silva na hierarquia do plantel e assumiu um papel preponderante na equipa. Isto é a prova de que, no futebol, às vezes é necessário dar um passo atrás para depois dar dois passos à frente.
Tomás Araújo é um central com uma qualidade técnica acima da média. Tem por isso como característica-chave o passe, para além da sua velocidade. Isto permite-o ajudar bastante a equipa na saída de bola.
Em entrevista ao jornal A Bola, Renato Paiva, antigo treinador da equipa B do Sport Lisboa e Benfica, relembrou uma outra entrevista mais antiga na qual refere que, a par de Rúben Dias, Tomás é o central mais completo que já treinou. “Tem velocidade, construção, inteligência, sabe estar, é humilde…”, refere Renato na mais recente entrevista.
O jovem central famalicense era internacional por todos os escalões, exceto o principal. Isto até se ter estreado, a 18 de novembro deste ano, no empate a um frente à Croácia, encontro a contar para a fase de grupos da Liga das Nações.
Com apenas 22 anos, Tomás Araújo encontra-se na sua melhor forma e tem tudo para continuar a evoluir. Devido a isto, já suscita o interesse de vários clubes europeus. No entanto, o clube da Luz não aparenta querer abrir mão do jovem, e a renovação está para breve.
Fonte da capa: Bola na Rede
Artigo revisto por Sofia Santos
AUTORIA
O Miguel é um jovem um tanto ou quanto introvertido e por isso às vezes prefere escrever do que falar. Estudou Ciências-Socioeconómicas e vem de Carcavelos. Com 18 anos e após pensar muito, decidiu entrar em Jornalismo na ESCS não só para aprender mais sobre a profissão, como também para melhorar as suas soft skills. É um apaixonado por desporto e adora videojogos. Entrou na ESCS Magazine com o objetivo de evoluir a sua escrita e aprender cada vez mais!