Desporto, Editorias

“Viktor Gyökeres: O Homem da Máscara que Conquistou Portugal e a Europa” 

Viktor Einar Gyökeres, também conhecido como o homem da máscara, é neste momento um dos jogadores que mais se destaca na Europa. Nasceu a 4 de junho de 1998 em Estocolmo, na Suécia. 

O Começo

Desde cedo rotulado como uma grande promessa, Viktor começou a dar os primeiros passos no mundo do futebol no IF Brommapojkarna. Realizou 65 jogos entre 2015 e 2017 pelo clube e marcou 25 golos. Esta ótima prestação no clube sueco valeu-lhe uma viagem para Inglaterra, onde a 1 de janeiro de 2018 assinou pelo Brighton & Hove Albion.

Passagem atribulada por Inglaterra

O escandinavo, na altura com 20 anos, teve uma adaptação difícil em terras britânicas. Gyokeres teve três passagens por clubes de segunda divisão da Alemanha e da Inglaterra (St. Pauli, Swansea e Conventry City). 

O tempo foi passando e Gyokeres teve de tomar uma decisão que mudaria a sua carreira para sempre: foi comprado pelo Coventry por 1,2 milhões de euros. 

Formação nas ruas da Championship

Conquistou o seu espaço no Coventry, o que o levou a estar nos radares dos olheiros de toda a Europa. Marcou 17 golos em 2021/22 em 45 jogos e superou esta marca em 2022/23 com 21 golos em 46 jogos, levando os “The Sky Blues” aos playoffs de acesso à Premier League

Estas duas épocas em Inglaterra levaram Gyokeres a uma transferência milionária (24 milhões de euros) para o Sporting Clube de Portugal.

Fonte: Transfermarkt

O Homem da Máscara

Depois de uma “novela” durante o mercado de verão, Viktor Gyokeres chega ao Sporting não só com uma expectativa enorme por parte dos adeptos, como também com o peso de ser a contratação mais cara na história dos Leões. 

Todos esperavam um impacto imediato por parte do sueco e este não desiludiu: marcou dois golos no jogo de estreia contra o Vizela no Estádio José Alvalade.

A partir daqui nunca mais parou; jornada após jornada, Gyokeres foi marcando e foi calando a boca dos críticos. 

Acaba a temporada 2023/24 com 43 golos em 50 jogos em todas as competições, sendo ainda o melhor marcador da Liga Bwin, o melhor jogador da competição e campeão nacional.

O seu impacto não se observa apenas dentro de campo. Gyokeres é capaz de ser o jogador mais influente dos últimos anos em Portugal. A sua celebração –  a “temida” máscara que Viktor faz sempre que marca golo – tornou-se a sua imagem de marca e espalhou-se por todo o mundo e por todas as modalidades. A sua celebração está relacionada com Bane, o personagem do filme Batman. Assim como Bane disse, “No one cared who I was until I put on the mask”, Viktor Gyökeres sentiu que, até ser verdadeiramente reconhecido no campo, muitos ignoraram o seu potencial. Durante tanto tempo, as oportunidades para brilhar foram escassas, mas, agora, finalmente colocou a máscara e o mundo não pode mais ignorá-lo.  

Fonte: Leonino

Na atual época leva 24 golos em 20 jogos pelo Sporting, três deles apontados contra o Manchester City de Pep Guardiola, numa noite de Liga dos Campeões inesquecível para os adeptos leoninos.

Com ainda metade da época pela frente, o “viking” sueco não mostra sinais de que vai parar por aqui e segue na perseguição pelo tão ambicionado Bicampeonato com o Sporting.

Apesar de nem sempre ter sido fácil, Gyokeres parece ter encontrado o seu melhor futebol enquanto jogador do Sporting. Não sabemos o que o futuro lhe reserva, só resta mesmo aproveitar este jogador fantástico enquanto está em Portugal. 

Fonte da Capa: Arsenal My Home

Artigo revisto por Sofia Santos

AUTORIA

+ artigos

Diogo Rodrigues, nascido e criado em terras ribatejanas, chega à ESCS para ingressar no curso de Jornalismo.
Apesar de ter nascido com uma bola nos pés, que o acompanha até hoje, a música sempre teve um lugar especial no seu coração!
Com a entrada na ESCS Magazine espera aprender e desfrutar ao máximo desta experiência.