You: a mais recente temporada acena para um final próximo?
Assim como a maioria das pessoas que acompanham a trajetória do psicopata e calculista Joe da série You, as minhas expectativas para esta nova temporada não eram de todo as mais promissoras. A Netflix, uma das emissoras da série, disponibilizou a quarta temporada da série de forma dividida: uma primeira parte no dia 9 de fevereiro de 2023 e uma segunda parte no dia 9 de março de 2023.
Confesso que não estava muito entusiasmada. Estava à espera de acabar de ver os primeiros episódios e pensar “ok, mais do mesmo”. Sinto que, ao longo das temporadas já anteriormente produzidas e lançadas, o enredo caminhou até a um ponto de estagnação, de onde dificilmente conseguiria sair. Posto isto, acreditava que esta temporada vinha com o objetivo de mudar o rumo da história. Será que conseguiu?
De facto, esta temporada contou com algumas mudanças de roteiro. Além de acompanharmos a construção de uma nova identidade de Joe (agora Jonathan Moore), o próprio tenta traçar um caminho tendo em vista a salvação de todos os seus pecados. É interessante observar a personagem principal de outro ponto de vista e noutro ambiente, sendo que esta quarta temporada tem como fundo principal a Europa – o resgate de Joe após os crimes cometidos em Madre Linda, na Califórnia.
Nesta temporada, e na pele de Jonathan, Joe vive a vida de um professor universitário com uma vida pacata e discreta, em Londres. Nos primeiros episódios conseguimos perceber a vontade do psicopata de esquecer tudo o que fez no passado e de iniciar uma nova vida longe dos fantasmas que o perseguem. Com uma nova identidade, Joe acaba por conhecer um grupo de jovens da socialite londrina no qual se integra e forma novos laços de amizade, e até mais do que isso.
Ao longo dos episódios, descobrimos que esse grupo de jovens é alvo de um serial killer que, até então, transparece estar “à caça dos ricos”. É nesse ponto da história que Joe começa a ser perseguido e controlado por esse desconhecido, que, de alguma forma, conhece todo o seu passado. A partir daí, embarcamos numa viagem em busca desse misterioso assassino, que atormenta a vida do fictício Jonathan. Como já era de esperar, a série volta a encarrilhar nos trilhos das temporadas passadas e voltamos a entrar na espiral de mortes e tentativas de Joe de “mascarar” as mesmas.
Apesar das várias novas personagens e até de um novo amor, Kate, interpretada por Charlotte Ritchie, a série volta à premissa inicial estendida também sobre as temporadas anteriores. Seria esta temporada um abre olhos para um final próximo? Acredito que sim! Por muito que se trate de uma história cativante para os apaixonados do mistério, não considero que seja uma ideia que sustente mais temporadas.
Fonte da capa: VEJA
Artigo revisto por Beatriz Santos
AUTORIA
A Daniela está no segundo ano da licenciatura de Jornalismo e sempre teve um bichinho por tudo o que fosse relacionado a histórias e escrita! Com uma imaginação muito fértil, coleciona blocos e cadernos repletos de narrativas autorais. Para além disso, não desperdiça uma boa tarde passada no universo das séries e dos filmes! Viu na Magazine, em especial na editoria de Cinema e Televisão, uma boa oportunidade de unir o melhor do seu mundo: a escrita e a ficção!