Atualidade

Diogo Piçarra desiste do Festival da Canção

Diogo Piçarra decidiu esta terça-feira terminar a sua participação no Festival da Canção, depois de ter sido acusado de plágio. Num comunicado oficial, que divulgou nas redes sociais, o cantor diz ter a consciência tranquila, mas considera que “já não faz sentido nenhum sequer tentar ganhar” a oportunidade de representar Portugal na Eurovisão.

Resultado de imagem para diogo piçarra festival da canção

O cantor ficou em primeiro na segunda semifinal do concurso, com a “Canção do Fim” – com doze pontos do júri e doze pontos do público. No dia seguinte, surgiram acusações de plágio de uma canção da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

No comunicado, Diogo Piçarra anunciou ter terminado a participação no Festival da Canção: “A minha posição mantém-se em relação à minha música, a consciência tranquila e cabeça erguida. Mas não pretendo alimentar mais esta nuvem. Tudo isto que se criou em torno da minha participação, já não é Música”. O cantor também agradeceu aos “colegas de profissão, amigos, família e fãs” que o apoiaram nas últimas 24 horas: “Não quero deixar de dizer o orgulho que poderia ser representar o meu país num concurso como a Eurovisão, mas já não faz sentido nenhum sequer tentar ganhar essa oportunidade”.

A RTP já disse, em comunicado, compreender e respeitar a decisão de Diogo Piçarra. “Independentemente dos argumentos e questões colocadas sobre o tema, a RTP não duvidou em momento nenhum da integridade do artista, cuja carreira já fala por si”, referiu a RTP. A estação pública revelou que o tema composto por Aline Frazão e interpretado por Susana Travassos, “Mensageira”, irá ocupar o seu lugar na final do próximo domingo.

O cantor explicou que “a ideia para a ‘Canção do Fim’ surgiu em 2016” e que a manteve “guardada por achar algo especial”. Piçarra garantiu ainda que nunca participaria num concurso nacional com a consciência de que estava a plagiar uma música da Igreja Universal”. “Teria agarrado na guitarra e feito outra coisa qualquer”, escreveu ainda.

“A minha carreira e vida não dependem disto, só depende de vocês e nesse sentido sei que estarei para sempre bem acompanhado”, referiu ainda o cantor de 27 anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *