Primeiro carro elétrico lançado para o espaço na Florida

Foi lançado para o espaço esta quarta feira, pela primeira vez, um carro. Trata-se do Tesla Roadster – um carro elétrico da famosa marca de automóveis. O objetivo era que seguisse uma trajetória que o mantivesse em órbita em redor de Marte. O carro elétrico – um desportivo vermelho –  já está no Espaço, mas não vai cumprir a rota programada, dirigindo-se neste momento ao cinto de asteroides entre Marte e Júpiter.

O carro foi lançado através de três foguetões – o Falcon Heavy -, sendo a primeira vez que a Space X tenta recuperar três foguetões em simultâneo. Dois deles regressaram à Terra dois minutos e meio depois de terem partido, mas o terceiro, que deixou o carro no espaço e deveria ter aterrado no navio drone, falhou o alvo.

Com o carimbo de produção da SpaceX, o Falcon Heavy – na prática, a junção de três foguetões Falcon 9 -, tem 70 metros de altura e é capaz de transportar mais de 66 toneladas e desloca-se a 11 quilómetros por segundo. É o segundo foguetão mais potente de sempre lançado até hoje (só ultrapassado pelo Saturno V da NASA).

Este é um dos lançamentos mais esperados desde as missões Apollo (1961-1972) que levaram o homem para a lua. Milhares de pessoas assistiram ao lançamento a partir de Cabo Canaveral, na Florida, ao som do ‘Space Oddity’, de David Bowie.

Com o lançamento deste foguetão poderá abrir-se uma nova fase para missões orbitais geoestacionárias ou para destinos espaciais mais longínquos, como Marte.

Posted in Atualidade and tagged , , , , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *