Secretário-geral da NATO apoia aumento dos gastos de Defesa em Portugal

O secretário-geral da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, defendeu numa conferência de imprensa em Bruxelas, na sede da organização, que Portugal conseguirá investir mais na Defesa.

Jens Stoltenberg afirmou na passada terça-feira que Portugal deve aproveitar o crescimento económico para investir na Defesa- “Portugal começou a aumentar o orçamento da Defesa e vemos que, com o crescimento económico que está a registar, há mais margem para o aumento dos gastos em Defesa”, admitiu o secretário-geral da Nato.

O seu objetivo é que todos os aliados invistam mais e melhor na Defesa, atingindo pelo menos 2% de investimento nesse setor até 2024. Assim, adiantou que “depois de anos de queda, desde 2014 que assistimos ao crescimento no investimento em Defesa por toda a Europa. Os planos nacionais demonstram que podemos esperar um crescimento ainda maior. Este ano, esperamos que oito Aliados atinjam o objetivo dos 2%, e que até 2024 outros 15 países o façam”.

Todas estas declarações foram realizadas numa conferência de imprensa, em Bruxelas, com o propósito de realizar uma antevisão da reunião de ministros da Defesa da Aliança Atlântica, que irá decorrer na quarta e quinta-feira.

Apesar de Portugal investir cerca de 1,32% do PIB em despesas militares, Jens Stoltenberg ainda felicitou o crescimento de 5% atingido em 2017 no investimento dos aliados da organização.

Posted in Atualidade and tagged , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *