Cinema e Televisão

2022: As melhores séries internacionais

O ano de 2022 marcou os fanáticos por séries de forma surpreendente. Dramas, comédias, séries de terror, de mistério ou inspiradas em factos reais: foram várias as obras que deixaram os seus espectadores de boca aberta. Os redatores de Cinema e Televisão da ESCS Magazine juntaram as suas opiniões para revelar as séries imperdíveis deste ano.

House of the Dragon (Temporada 1)

Fonte: IMDb

O primeiro spin-off de Game of Thrones chegou este ano à HBO. O novo projeto é baseado no livro Sangue e Fogo, de George R. R. Martin, e é uma prequela da série original. A primeira temporada de House of the Dragon recebeu críticas maioritariamente positivas em relação às personagens, à escrita, à banda sonora e às performances do elenco. Porém, o ritmo, os saltos temporais e a iluminação de algumas cenas foram alguns pontos criticados pelos fãs. O primeiro episódio da série foi visto por mais de 10 milhões de espectadores e, por isso, foi considerado a maior estreia da história da HBO.

House of the Dragon conta a história da família Targaryen, focando-se nas crises de sucessão ao trono de Westeros e no desaparecimento dos dragões da família mítica. Emma D’Arcy (Rhaenyra Targaryen), Matt Smith (Daemon Targaryen), Rhys Ifans (Otto Hightower), Olivia Cooke (Alicent Hightower), Steve Toussaint (Corlys Velaryon), Paddy Considine (Rei Viserys I), Eve Best (Rhaenys Velaryon), Fabien Frankel (Criston Cole) e Sonoya Mizuno (Mysaria) são alguns dos atores que prometem mexer com a narrativa.

Euphoria (Temporada 2)

Fonte: IMDb

Depois do grande êxito da primeira temporada, a HBO regressou em força com uma nova instalação de Euphoria. Após a sua recaída, Rue (Zendaya) tenta recuperar o seu relacionamento com Jules (Hunter Schafer), mentido relativamente à própria sobriedade. Elliot (Dominic Fike) é o novo companheiro de consumo de drogas da personagem principal e acaba por se  envolver na relação das duas raparigas. Cassie (Sydney Sweeney) desenvolve uma relação secreta com Nate (Jacob Elordi), ex-namorado da sua melhor amiga, Maddy (Alexa Demie). Por sua vez, Kat (Barbie Ferreira) explora a sua relação com Ethan (Austin Abrams) enquanto continua a descobrir-se sexualmente. Já Lexi (Maude Apatow) e Fez (Angus Cloud) dão início a uma conexão improvável.

A segunda temporada de Euphoria voltou a marcar a diferença pela abordagem narrativa de fortes temáticas sociais, representadas através de um elenco cada vez mais memorável. A banda sonora da responsabilidade de Labrinth impactou uma vez mais os fãs, assim como a cinematografia única da obra assinada por Sam Levinson. A série da HBO voltou a dar que falar nas redes sociais: semana após semana, Euphoria foi o tópico principal do Twitter, oferecendo aos internautas conteúdo inesquecível.

Stranger Things (Temporada 4)

Fonte: IMDb

A nova temporada de Stranger Things apresentou, pela primeira vez, o seu grande elenco disperso no espaço geográfico: enquanto Eleven (Millie Bobby Brown), Mike (Finn Wolfhard), Will (Noah Schnapp) e Jonathan (Charlie Heaton) se encontram na Califórnia, Dustin (Gaten Matarazzo), Max (Sadie Sink), Lucas (Caleb McLaughlin), Erica (Priah Ferguson), Nancy (Natalia Dyer), Steve (Joe Keery), Robin (Maya Hawke) e Eddie (Joseph Quinn) enfrentam os mistérios de Hawkins em equipa. Por sua vez, Joyce (Winona Ryder) e Murray (Brett Gelman) viajam até à Rússia para salvar Hopper (David Harbour) das mãos dos soviéticos.

Vecna (Jamie Campbell Bower) é o grande antagonista da nova temporada da série da Netflix. Através do vilão, são reveladas novas informações sobre o passado de Eleven e os mistérios de Upside Down, que ameaçam seriamente a estabilidade da vida humana no mundo real. Os temas mais maduros e obscuros abordados na quarta temporada surpreenderam os fãs da franquia, assim como os seus efeitos visuais extraordinários e as representações fenomenais de todo o elenco.

Monster: The Jeffrey Dahmer Story (Temporada 1)

Fonte: IMDb

Este ano, a Netflix marcou os seus subscritores com a série inspirada em factos reais que retrata a história do serial killer Jeffrey Dahmer, que, entre 1978 e 1991, matou pelo menos 17 rapazes nos estados de Wisconsin e do Ohio, nos Estados Unidos da América. A série criada por Ryan Murphy conta com um elenco de luxo: Evan Peters (Jeffrey Dahmer), Niecy Nash (Glenda Cleveland), Molly Ringwald (Shari Dahmer), Richard Jenkins (Lionel Herbert Dahmer), Colin Ford (Chazz), Shaun Brown (Tracy) e Michael Learned (Catherine Dahmer).

O novo projeto de Ryan Murphy ganhou atenção nas redes sociais depois de diversos espectadores acusarem a série de ser “insensível” e “traumatizante”. Os crimes de homicídio, canibalismo e necrofilia cometidos por Dahmer são representados graficamente; porém, a ficção não segue à risca os factos reais. As famílias de algumas das vítimas do serial killer também manifestaram o seu desagrado e revelaram que não foram contactadas pela produção da Netflix.

Wednesday (Temporada 1)

Fonte: IMDb

O novo projeto original da Netflix é inspirado em The Addams Family, criado por Charles Addams. A série de oito episódios conta com a realização de Tim Burton e caracteriza-se pelas fortes componentes de mistério e terror, envoltos num coming-of-age com muita comédia satírica à mistura. Por reunir todos estes elementos e ainda mais alguns, Wednesday tornou-se na série em inglês com mais horas vistas numa só semana, contabilizando um total de 341.2 milhões de horas visualizadas em sete dias.

Wednesday Addams (Jenna Ortega) é a grande protagonista da série. Depois de ser expulsa da sua escola, Morticia (Catherine Zeta-Jones) e Gomez (Luis Guzmán), os pais da jovem apática, decidem inscrevê-la na Academia Nevermore. Na nova instituição, a adolescente conhece a sua colega de quarto, Enid (Emma Myers); Xavier (Percy Hynes White), um jovem pintor com poderes especiais; Bianca (Joy Sunday), uma nova rival; e Tyler (Hunter Doohan), um “rapaz normal” muito carinhoso.

Fonte da capa: Ângelo Oliveira

Artigo revisto por Beatriz Santos

AUTORIA

+ artigos

Perdidamente apaixonado pelo mundo do audiovisual. Adora procrastinar: ficar em casa, enrolado em mantas com uma caneca quentinha de chá enquanto vê um filme ou uma série é o seu passatempo preferido. Apesar de ser tímido, é através das palavras que consegue exprimir os seus pensamentos.