5 dicas para renovares a tua energia através do teu quarto
Já tens frequências aí à porta, mas não tens motivação para estudar? Ainda estás num mood de férias? Queres arranjar estratégias de forma a melhorares o teu desempenho escolar? Se a tua resposta a pelo menos uma destas perguntas foi “sim”, então tenho a solução perfeita para ti.
O quarto é o espaço onde te deves sentir mais confortável e calmo, características essas que são necessárias para seres produtivo na hora de estudar. Para que consigas criar este ambiente de estudo, selecionei algumas dicas para ti:
1- Luz
Apesar de geralmente ser um elemento esquecido, a luz tem um papel muito importante na tarefa de definir o ambiente de um quarto. O ideal seria optares por dimmers, isto é, dispositivos que permitem variar a intensidade da luz, mas como sabemos este tipo de dispositivos não estão ao alcance de qualquer um. Em alternativa, opta por luzes amarelas, sendo que te vão dar uma maior sensação de conforto.
2- Tabuleiro para computador
Se o teu quarto for pequeno e não tiver espaço para uma secretária, ou até mesmo se tiveres uma secretária, mas nunca a usares por não achares confortável (been there, done that), esta é a solução ideal. Este tabuleiro vai-te permitir estudar sentado na cama – o que é muito mais confortável –, sem que tenhas de estar sempre com o computador apoiado nas pernas. Outro ponto positivo é que a maioria destes tabuleiros já tem um espaço específico para apoiares um copo ou uma caneca.
3- Quadro de cortiça
Se normalmente te esqueces de datas importantes – neste caso, datas de frequências e de entrega de trabalhos – vais ver que um quadro de cortiça te vai ajudar. Sempre que um professor der o prazo de entrega de um elemento de avaliação, escreve-o numa folha e fixa essa folha no quadro. Assim, sempre que entrares no teu quarto vais-te lembrar das datas e, talvez, até consigas fazer os trabalhos com antecedência. Se preferires, podes sempre fixar as notas num quadro para fotos.
4- Almofadas decorativas
A cama é a peça central de qualquer quarto, por isso deves decorá-la da forma mais adequada ao teu gosto. Mas como este artigo se foca principalmente na forma como o teu quarto influencia o teu mood, selecionei este elemento de decoração a pensar no conforto. Como te dei anteriormente a sugestão de estudares sentado na cama, precisas de ter várias almofadas a decorá-la para que te sintas confortável enquanto estudas.
5- Plantas
Já ouviste falar em urban jungle (selva urbana, em português)? Está provado que quem mora em cidades tem, por norma, mais plantas em casa do que quem mora em aldeias. Isto explica-se com o facto de quem mora em cidades sentir necessidade de fazer o contraste entre um ambiente exterior agitado e um ambiente interior calmo. Para além de ficares com o quarto mais bonito, esta pode ser uma estratégia para te conectares de forma mais profunda com a natureza e para respirares melhor, sendo que as plantas purificam as toxinas presentes no ar. Aconselho-te a optar por uma suculenta ou uma hera, que por serem plantas de menor manutenção, tornam-se mais duradouras do que outro tipo de plantas.
Estas são dicas mais gerais que, em princípio, podem ser postas em prática por qualquer um de vocês. Mas o interessante deste tipo de mudanças é que podes acabar por descobrir outros elementos que te ajudam a dar um boost no teu quarto, bem como na tua vida pessoal e escolar. Põe as mãos à obra e transforma o teu quarto no teu cozy space!
Fonte da capa: Pexels
Artigo revisto por Marta Nobre
AUTORIA
Se há cinco anos atrás (ou até menos) alguém dissesse à Carolina que ela iria para o curso de Jornalismo da ESCS ela certamente não acreditaria. A verdade é que sempre pensou que iria para a escola "vizinha", a ESELx, e que de lá sairia licenciada em Educação Básica. Escrever sempre foi algo que gostou de fazer, com os seus nove anos já abria o Word e escrevia pequenas histórias, brincando ao "faz de conta" e imaginando que era uma escritora famosa. No presente já não o imagina, mas a verdade é que viu na ESCS magazine uma excelente oportunidade para aperfeiçoar a sua escrita e, acima de tudo, para aprender coisas novas.