Moda e Lifestyle

8 dicas para sobreviveres às aulas online

Devido à pandemia, desde março que estamos a passar por mudanças em vários aspetos, incluindo, claro, o ensino. Precisámos de adaptar a educação à nossa nova realidade, passando a ter aulas à distância. Passados 8 meses, as dificuldades do ensino à distância continuam e a grande questão é: como sobreviver às aulas online? Aqui vais encontrar dicas para te ajudarem a continuar a obter bons resultados.

1 – Cria um cantinho destinado ao estudo

Fonte: Pinterest

Como agora temos grande parte das nossas aulas online, é importante termos o nosso espacinho fixo para estudar. Eu sei que é tentador ficares deitado na tua cama, embrulhado numa daquelas mantas mesmo fofas, mas isso só te vai prejudicar e vais ser vencido pelo sono! Sem dares por ti, já estás a ressonar.

Arruma a tua secretária e cria um ambiente organizado e limpo, onde tens tudo aquilo de que precisas para a tua aula. Isso vai ajudar-te a manter o foco, acredita! Ninguém gosta de passar um monte de horas num local desagradável.

2 – Mantém o ambiente sem distrações

Se até dentro da sala de aula é frequente distrairmo-nos com uma simples mosca, numa aula online a probabilidade de isso acontecer é ainda maior. Eu sei que, muitas vezes, o TikTok e o Among Us parecem mais interessantes do que uma aula a que não te apetece nada assistir, mas larga o telemóvel, desliga as notificações e, se possível, nem o tenhas ao teu lado. Por mais apetecível que seja, não vás dar um olhinho às tuas redes sociais durante a aula. Assim, torna-se impossível manteres a tua atenção naquilo que o professor está a dizer.

3 – Não fiques o dia todo de pijama e arranja-te

Fonte: Jornal dos Sports USA

Tens de tratar as aulas online como se fossem aulas presenciais, por isso, arranja-te! Se passares o dia de pijama, vais ter a tentação de ser mais preguiçoso, de ires para a tua caminha e dormires. O melhor que tens a fazer é tomares um bom banho, vestires qualquer coisa e comer algo, como se fosses mesmo para a faculdade. Claro que não tens de te vestir a rigor, mas sair do teu pijama já muda o teu mindset.

4 – Usa fones

Estando em casa, é normal que existam alguns barulhinhos indesejados: um cão a ladrar constantemente, alguém a falar ao telemóvel alto demais, uma televisão numa outra divisão que consegues ouvir e que parece mais agradável do que a aula a que estás a tentar assistir. A melhor forma de, pelo menos, amenizar este problema é usares fones. Assim, aquilo que vai estar mais presente é a voz do professor ou a dos teus colegas e não os mil e um sons que te podem distrair.

5 – Faz apontamentos

Fonte: Ensino Básico

Se tirares apontamentos, vais ter de, obrigatoriamente, estar com atenção e isso acaba por te motivar. Para além disso, torna-se mais fácil para estudares depois das aulas, já que já tens as coisas de que precisas. Agora até tens mais tempo para organizares os teus resumos, aproveita!

6 – Participa e coloca questões

Nunca, mas mesmo nunca deixes de colocar as tuas dúvidas e tenta participar sempre que puderes e tiveres algo a acrescentar. Assim, sabes sempre do que estão a falar e ao participar consegues estar com atenção. Para além disto, os professores gostam de quando os alunos participam – mostra que estamos mentalmente presentes e que não estão a falar para o boneco! Temos de colaborar.

7 – Organiza os teus dias

Fonte: Pinterest

Como estamos em casa, podemos ter a tendência para o desleixo e para acumular trabalhos. Então, para que isto não aconteça, aconselho-te a organizar os teus dias, semanas ou meses. A forma como fazes isto já é uma questão pessoal. Eu gosto muito de criar to do lists diárias e apontar as tarefas mensais numa agenda, mas tu podes criar o teu próprio método. O mais importante é teres um sítio onde possas ver tudo o que tens a fazer.

8 – Não desanimes, nem desistas!

É mais do que normal que te canses de estar horas à frente de um computador, que, às vezes, te sintas desmotivado e não te apeteça ir para a aula ou, então, que até apareças lá, mas a tua cabeça fique noutro sítio. Não estás sozinho, nós estamos todos no mesmo barco. Hoje pode não correr bem, mas amanhã é um novo dia. Vai ficar tudo bem!

E são estas as dicas que tinha para partilhar contigo. Espero que sejam úteis para ti e que consigas arrasar nas aulas online!

Artigo escrito por Mariana Madeira

Artigo revisto por Lurdes Pereira

Fonte da foto de capa: shutterstock.com

Avatar

Desde cedo que a Mariana sabe que o seu futuro passa pelo mundo do jornalismo. No meio do caos que é o dia-a-dia de um estudante do ensino superior, encontra tranquilidade quando escreve e lê. Talvez perca demasiado tempo a cuidar do seu cabelo, mas não tem vergonha disso! É um ser curioso, até demais, e fala pelos cotovelos, mas vê tais características como uma mais valia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *