Informação

Governo dá tolerância de ponto para a visita de Papa Francisco a Portugal

A visita do Papa Francisco, atual líder da Igreja Católica, a Fátima nos dias 12 e 13 de Maio para as comemorações do centenário das aparições leva o governo a conceder tolerância de ponto à função pública na sexta-feira, dia 12.

A notícia foi confirmada pelo executivo no dia 26, contando com o apoio do PSD e do CDS-PP. Não é a primeira vez que isto acontece, visto que em 2010 o governo de José Sócrates também deu tolerância de ponto em ocasião da visita de Bento XVI a Portugal.

Da esquerda vêm inúmeras críticas que afirmam que por o Estado ser laico, não deve conceder tolerância de ponto a uma celebração religiosa. Dentro do próprio PS, o deputado Tiago Barbosa Ribeiro considera, conforme publicou no Facebook, como “um erro disparatado”.

https://www.facebook.com/tiagobarbosaribeiro/posts/10156047870238662

Apesar das posições contra, o governo afirma que esta concessão faz sentido porque é uma questão social dado que maioria da população portuguesa é católica. O deputado do PSD Duarte Pacheco apoia a posição tomada pelo governo que “compreendeu que o país é maioritariamente católico”.