PIB cresce como só há 10 anos
O Produto Interno Bruto (PIB) português cresceu 2,8 pontos percentuais no primeiro trimestre de 2017 em relação ao período homólogo, segundo dados do INE. A economia portuguesa não obtinha um crescimento com este valor desde 2007, há uma década.
O elevado aumento do PIB é justificado pelo INE pelo “maior contributo da procura externa líquida, que passou de negativo para positivo”. O crescimento deve-se à aceleração muito mais acentuada das exportações do que das importações.
“A procura interna manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente”, nota-se ainda, graças à desaceleração do consumo privado e à diminuição do investimento.
Em relação ao trimestre anterior (o quarto trimestre de 2016), o aumento é de um ponto percentual. A alteração fica a dever-se “ao comportamento do Investimento” levando a que se verificasse “um contributo negativo da Variação de Existências”. Nota para o contributo ainda positivo do FCBF, mas reduzido em relação ao trimestre anterior.