Atualidade

Jovens portugueses estão entre os mais obesos da Europa

Portugal está entre os cinco países da Europa com maior taxa de obesidade. O relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde revela que a prevalência da obesidade na faixa etária mais jovem da população portuguesa é de 5%.

Segundo o documento da Organização Mundial de Saúde (OMS) que compara dados de 2002 e de 2014 o prevalecimento da obesidade nos jovens portugueses tem vindo a aumentar.

O abandono da dieta mediterrânica associado ao insuficiente consumo de vegetais e fruta têm contribuído para o aumento da obesidade nas camadas mais jovens da população.

No relatório da OMS, a crise económica nos países do sul da Europa é apontada como o principal fator que justifica os níveis existentes de obesidade.

Os rapazes são os mais afetados por este distúrbio alimentar. Em Portugal, um em cada dez rapazes com 11 anos é obeso, o que, em percentagem, corresponde a mais de 10%.

Por outro lado, o sexo feminino é aquele que apresenta menor registo de excesso de peso: a obesidade nas raparigas situa-se nos 4%.

A Organização Mundial de Saúde divulga ainda que os jovens do sexo masculino dos estratos socioeconómicos mais desfavorecidos são os mais expostos a este comportamento alimentar.

Os especialistas alertam para o facto de as crianças obesas terem maior probabilidade de desenvolver doenças como diabetes, asma, dificuldades de sono, doenças cardiovasculares, problemas psicológicos e isolamento social.

Portugal é apenas ultrapassado pela Grécia, Macedónia, Eslovénia e Croácia. Um em cada três europeus tem excesso de peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *