Lifestyle

Opções vegetarianas na mesa de Natal

Se procuras soluções para a ementa de Natal, este artigo é para ti! 

As receitas que vais agora descobrir são retiradas do livro Cozinha vegetariana para festejar, de Gabriela Oliveira, dedicado a pessoas vegetarianas. O livro é também uma boa opção para se ter na cozinha para procurar inspiração. As receitas, como o nome indica, são para ocasiões de festa e são, sobretudo, pratos mais elaborados que vais ser capaz de encontrar. 

A autora do livro, Gabriela Oliveira, não come carne há mais de 20 anos. Dedica-se aos temas da alimentação e ensino, realiza regularmente workshops e formações de culinária e tem participado em programas de televisão. Já teve o privilégio de ganhar dois prémios com os seus livros: em 2017, o terceiro lugar do Prémio Gourmand World Cookbook Awards, na categoria Vegetarian (Internacional) com o livro, Cozinha Vegetariana para quem quer ser Saudável; e, em 2019, o Prémio Novas Tendências da Gastronomia do Portugal Cookbook Fair (Nacional) com o livro Cozinha Vegetariana à Portuguesa.

As receitas retiradas são creme de castanhas e beldroegas, para entrada; o Assado especial de tofu, como prato principal; e sonhos de abóbora para sobremesa.

Creme de castanhas e beldroegas

Fonte: SAPO

300g de castanhas (congeladas e descascadas) 

1 fatia de abóbora (250g) 

1 talo de alho-francês

1 cebola 

1 nabo 

1 l de água

50g de beldroegas (folhas tenras)

Pimenta preta q.b 

Azeite q.b 

Sal q.b 

  • Separa 4 castanhas e reserva; coloca as restantes numa panela.
  • Corta a abóbora, o alho-francês, a cebola e o nabo em pedaços. Junta um fio de azeite e salteia durante 3 minutos. Adiciona a água e o sal, e deixa cozer durante cerca de 20 minutos. No final, tritura até obteres um creme aveludado. 
  • Junta as folhas de beldroegas e leva ao lume por mais 2 minutos.
  • Serve com um fio de azeite, pimenta preta moída na hora e as castanhas que reservaste, picadas.

Assado especial de tofu

Fonte: Associação Vegetariana Portuguesa

2kg de batatas para assar 

1 couve-portuguesa pequena (700g) ou 300g de Kale 

6 dentes de alho

2 cebolas grandes 

4 tomates maduros (500g) 

½ pimento vermelho

½ pimento verde

2 folhas de louro

600g de tofu 

Molho de soja q.b 

10 azeitonas 

1 romã para servir 

Pimentão-doce, cominhos, tomilho, alho em pó, orégãos e pimenta preta q.b 

Azeite q.b 

Sal q.b 

  • Descasca e corta as batatas ao meio ou em quartos. Coloca-as num tabuleiro e tempera com um fio de azeite, sal e pimentão-doce, envolvendo bem. Leva ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 a 40 minutos e prepara os restantes ingredientes. 
  • Corta a couve e leva a cozer em água com sal, durante cerca de 8 minutos. Posto isto, escorre bem. Numa frigideira com um fio de azeite, salteia com 4 dentes de alho picados e reserva. Corta a cebola em rodelas finas; pica o tomate (tira a pele) e os restantes dentes de alho; corta os pimentos em tirinhas.
  • Numa frigideira com um fio de azeite, refoga a cebola e o alho que sobrou. Junta o tomate, o pimento e as folhas de louro, e deixa cozinhar até ficarem macios. Deita 1 chávena de água quente e tempera com sal, cominhos e tomilho. Deixa refogar e apaga o lume. Corta o tofu em fatias finas e coloca-as numa frigideira, temperando com um fio de azeite, molho de soja, alho em pó, pimentão doce, orégãos, tomilho e pimenta preta moída. Salteia o tofu por 4 minutos. 
  • Dispõe os ingredientes por camadas numa assadeira por ordem e à volta as batatas. Rega com um fio de azeite e polvilha mais um pouco de pimentão-doce e orégãos.
  • Leva ao forno a 200ºC por cerca de 20 minutos ou até as batatas ficarem crocantes. Serve com salsa picada e bagos de romã para dar um toque especial.

Sonhos de Abóbora

Fonte: Teleculinária

500g de abóbora (polpa) 

1 cháv. de tâmaras secas e descaroçadas (140g)

2 laranjas 

1 pau de canela 

1½ cháv. de farinha de trigo ou espelta 

1c. sobremesa de fermento em pó 

0,5l de óleo de girassol para fritar

Canela em pó e açúcar de côco (opcional) para polvilhar.

  • Corta a abóbora em cubos e as tâmaras em pedaços. Tira a raspa das laranjas e reserva; extrai o sumo para um copo.
  • Deita numa caçarola a abóbora, as tâmaras, o sumo das laranjas e o pau de canela. Depois tapa e leva a cozer em lume brando, por cerca de 20 minutos ou até a abóbora ficar macia, mexendo ocasionalmente, sem deixar queimar. Se necessário, junta um pouco de água ou esmaga com o garfo até arrefecer. 
  • Numa taça, mistura o puré de abóbora, a raspa das laranjas, a farinha e o fermento, incorporando bem com uma vara de arames, até obteres uma massa espessa. Caso seja necessário, junta mais farinha. 
  • Aquece o óleo, retira colheradas da massa e frita-as, durante cerca de 3 minutos, virando, para dourarem de ambos os lados. Retira com umas escumadeiras e envolve em papel absorvente. Por fim, polvilha com canela e açúcar de côco.
  • Esta opção doce, para além de ser diferente, é ainda uma opção saudável para o Natal. No meio de tantos doces, esta pode ser a que te vai deixar com mais água na boca, sem reparares que nem açúcar leva. Caso optes pelo açúcar de côco, não te preocupes, pois o mesmo contém frações mínimas de calorias e, por ser natural, faz menos mal do que o açúcar tradicional. 

Assim, ficam aqui 3 receitas para fazeres a teu critério. Experimenta e delicia-te!

Fonte da capa: Libby Penner (Unsplash)

Artigo revisto por Inês Pinto

AUTORIA

+ artigos

Chama-se Lara Pires do Carmo, tem 19 anos e nasceu em Portimão, a 4 de dezembro de 2002. Tirou o curso de Línguas e Humanidades e com algumas dúvidas sobre o que queria seguir especificamente na vida, optou por fazer um ano de pausa dos estudos em 2020. Em 2021, ingressou no curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial na Escola Superior de Comunicação Social.