Porquê continuar a ver Gilmore Girls 21 anos depois?
Para quem não tem estado atento, Gilmore Girls é uma série de televisão norte-americana que foi emitida entre outubro de 2000 e maio de 2007, ano em que foi cancelada, para grande surpresa tanto dos fãs como do próprio elenco.
A premissa é simples: mãe e filha, com uma diferença de idade de 16 anos, que vivem uma vida pacata na pequena cidade de Stars Hollow, no estado de Connecticut. A ação começa quando Rory (Alexis Bledel) é aceite numa escola privada e Lorelai (Lauren Graham) se vê obrigada a recorrer à ajuda dos pais, de quem mantinha distância há anos, para conseguir suportar o custo das mensalidades. Assim, acompanhamos as vidas de Lorelai e Rory durante sete anos. Vemo-las crescer pessoal e profissionalmente ao mesmo tempo que ultrapassam problemas e dificuldades como qualquer outra pessoa, desde namoros falhados até aos típicos festivais da cidade.
Coloca-se, então, a questão: como é que um enredo tão simples sobrevive ao teste do tempo?
Além de atuações excecionais por parte de Lauren Graham e Alexis Bledel, toda a série transmite uma sensação de conforto que se reflete nas cores de outono da introdução, bem como através das vivências de cada uma dos personagens.
O diálogo rápido, as inúmeras referências à cultura pop e o consumo (excessivo) de fast-food e café fazem com que não haja tempo para nos aborrecermos.
Sendo esta série do início dos anos 2000, somos transportados para uma época mais simples, na qual os smartphones não existiam e as redes sociais não eram uma opção para convívio social.
Ao ver esta série sentimo-nos parte da cidade de Stars Hollow e quase desejamos que esta pudesse realmente existir, assim como todos os seus caricatos habitantes.
Quem decide ver esta série em busca de suspense não está definitivamente no sítio certo. Aqui sabemos exatamente com o que contar, não há momentos assustadores ou desconfortáveis (okay, talvez ver um filme realizado pelo Kirk se possa incluir nesta última categoria). Gilmore Girls é aquela típica série para ser vista no outono ou inverno, no sofá com uma manta.
Uma coisa é certa, ainda que não tenha ganhado prémios, é uma série muito querida pelos fãs. Quase dez anos depois de ter sido cancelada, voltou com mais quatro episódios, de 90 minutos cada, para dar um final digno às personagens.
Muito se fala sobre se esta série seria um sucesso hoje em dia, isto porque atualmente a maior parte das séries que estão a ser exibidas contam com um certo nível de violência ou mistério para criar tensão. Já em Gilmore Girls, o auge da emoção acontece nas reuniões semanais em que todos os habitantes se juntam para discutir problemas relativos à cidade.
Numa altura em que nos deparamos com uma pandemia à escala mundial, Gilmore Girls traz-nos uma nostalgia dos tempos fáceis, sendo que, durante aqueles 45 minutos que passamos em Stars Hollow, tudo parece mais simples. Talvez seja essa uma das razões para 21 anos depois continuarmos a ver.
Fonte da capa: TV Time
Artigo revisto por Madalena Ribeiro
AUTORIA
A Catarina é uma apaixonada pelo mundo da escrita e do jornalismo, estando no entanto a estudar comunicação e marketing. Por ser uma enorme consumidora de séries, filmes e tudo o que lhes diz respeito, juntou-se à ESCS Magazine para partilhar as suas opiniões na secção de Media.