Atualidade

A Metamorfose dos Pássaros integra a lista oficial de candidatos à nomeação para o Óscar

A Academia divulgou esta segunda-feira, dia 6 de dezembro, a lista oficial de candidatos à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional. O filme de Catarina Vasconcelos está agora entre os 93 filmes que esperam a nomeação.

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou, em outubro, que o filme de Catarina Vasconcelos foi o mais votado entre as seis obras pré-selecionadas: A metamorfose dos pássaros; Nunca Nada Aconteceu, de Gonçalo Galvão Teles; O Som que Desce da Terra, de Sérgio Graciano; Sombra, de Bruno Gascon; Terra Nova, de Artur Ribeiro; e O Último Banho, de David Bonneville.

O filme foi, assim, indicado à Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, como candidato português ao prémio internacional. “Um misto entre documentário e ficção, o filme aborda a história de amor dos avós e a morte da avó paterna da realizadora, que nunca conheceu, baseada nas memórias da infância e juventude da família“, escreveu a Academia Portuguesa de Cinema.

Descrição: Catarina Vasconcelos
Fonte: Observador

Portugal já submeteu 38 nomeações a esta categoria, mas nunca recebeu uma nomeação, colocando o país como um dos menos cotados de sempre. Todavia, a obra de Catarina Vasconcelos pretende quebrar a regra. Segundo a distribuidora, o filme já recebeu inúmeros prémios e foi “o filme português com mais presenças em festivais em todo o mundo e o mais premiado.

A Metamorfose dos Pássaros é a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos. A obra teve estreia mundial em fevereiro de 2020 no Festival de Cinema de Berlim, onde ganhou o prémio de FIPRESCI para Melhor Filme da secção Encontros. 

A obra tem caráter documental e parte das memórias de infância e juventude de vários membros da família. Contudo, Catarina Vasconcelos remata alguns espaços narrativos com ficção e com uma estética que conjuga pintura, fotografia e composições encenadas, cheias de simbolismos, uma vez que foi estudante de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa — como contou numa conversa com o público no Cinema Ideal, em Lisboa.

Fonte: Youtube

A 94.ª edição dos Óscares está marcada para 27 de março de 2022, em Los Angeles, na Califórnia. Já os nomeados serão conhecidos no dia 8 de fevereiro. As listas de todos os filmes candidatos à nomeação de melhor filme internacional pode ser consultada aqui.

Trailer do filme

Foto de capa: Diário de Notícias

Artigo revisto por Ana Sofia Cunha

AUTORIA

+ artigos

Gabriel Miraldo, 20 anos, é estudante de jornalismo. Frequentou durante um ano a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi lá onde percebeu que queria ser jornalista. A arte, a cultura, a música, e essencialmente as pessoas são o que o inspiram. A ESCS Magazine é o ponto de partida da sua longa jornada em simbiose com a palavras e as histórias.