Moda

Tens roupa que já não usas? Então a Vinted será a tua melhor amiga

Decerto que já todos nós nos cruzámos com uma publicidade relativa à plataforma Vinted, seja na televisão, no Youtube ou mesmo em outdoors. Mas se ainda tens dúvidas acerca desta aplicação, da forma como funciona e o que tens de fazer para pertenceres a este movimento, eu explico-te tudo.

A plataforma Vinted foi criada em 2008, na Lituânia, com um intuito muito simples: a compra e venda de roupa em segunda mão. Após deparar-se com o seu armário repleto de roupa, Milda Mitkuté, uma das fundadoras desta ideia, decidiu criar esta aplicação online para que os seus amigos pudessem escolher as peças que mais gostavam e ficar com elas. Atualmente, a plataforma conta com mais de 45 milhões de utilizadores e está presente em mais de uma dezena de países.

Todavia, se ainda não te convenci, ficarás certamente curioso(a) quando te disser que as vendas na Vinted não têm custos adicionais e que é muito fácil ativares os teus anúncios na plataforma, colocando à venda aquilo que já não te serve ou que já passou de moda. Além disso, é uma forma de darmos uma segunda vida àquilo que já não usamos, poupando o meio ambiente.

Anunciar é grátis:

Basta descarregares a app Vinted para o teu telemóvel ou criares uma conta no site. Depois apenas precisas de tirar algumas fotos ilustrativas das peças que pretendes vender, descrever sumariamente as suas características e definir um preço justo. Mais simples que isto não há! E não pagas nenhum valor para ativar o teu anúncio na plataforma. Um conselho que te posso dar é o seguinte: apesar de parecer muito lógico, tenta sempre colocar para venda peças que estejam em bom estado – além de construíres uma boa imagem como vendedor(a), facilmente consegues “despachar” os teus artigos, porque na Vinted os compradores procuram sempre qualidade aliada a um preço razoável. Assim, estarás no caminho certo para obteres avaliações muito positivas.

Alguém comprou o meu artigo. O que faço?

O processo permanece fácil. Agora, deves embalar cuidadosamente o artigo vendido numa caixa ou num embrulho, acrescentando até uma nota de agradecimento se assim o desejares – a estética também conta, por isso dá aso à imaginação para surpreender e agradar o teu comprador. Imprime e cola a etiqueta de envio e entrega a embalagem, num prazo de cinco dias, num ponto de envio mais próximo de ti. Recentemente, a Vinted começou a trabalhar em parceria com os CTT, o que resultou no aumento de mais pontos de entrega das encomendas.

E o dinheiro da minha venda?

Quando o teu comprador receber a encomenda e verificar que tudo se encontra em bom estado, o valor do pagamento será creditado na tua conta Vinted, podendo ser encaminhado posteriormente para a tua conta bancária. Não há taxas de venda, por isso, o valor que pediste pelo artigo é o valor que recebes também. Se deixares o dinheiro recebido na tua conta Vinted poderás também utilizá-lo para comprar as tuas peças de roupa favoritas.

Fonte: Vinted

Nesta plataforma é possível encontrar uma série de artigos em bom estado ou até mesmo novos (com ou sem etiqueta), e de várias marcas internacionais, como a Zara, Stradivarius, Guess, Levi’s, Nike, Adidas e até Ralph Lauren. Os preços são mais acessíveis do que aqueles praticados pelo mercado e consegues montar um outfit à tua medida e gosto com pouco dinheiro. Já para não falar da facilidade com que podes filtrar a tua pesquisa – por categoria, tamanho, cores, etc. Para poderes fazer bons negócios deves sempre guiar-te pelo número de avaliações dos potenciais vendedores e pelo conteúdo das suas opiniões. No fundo, é tudo uma questão de sorte. Eu, por exemplo, já fiz várias vendas e algumas compras através da Vinted e, até agora, resultou tudo muito bem. Muitas vezes, basta verificar o estado dos artigos e analisar com atenção os pequenos detalhes como as fotos do anúncio e as descrições das peças.

Estas são as informações e dicas que precisas de saber para começar, de forma rápida e segura, a vender ou a comprar roupa na plataforma Vinted.

Fonte de capa: Pexels

Artigo revisto por Madalena Ribeiro

AUTORIA

+ artigos

O maior sonho da Patrícia, estudante de Jornalismo da ESCS, é viver da escrita e da publicação de livros. Adora dar o seu sentido às palavras e acumular conhecimento sobre as mais diversas áreas - desde a política à culinária. Responsável, determinada e resiliente são os três adjetivos que melhor descrevem a Patrícia. Com esta experiência na redação da ESCS Magazine espera aguçar ainda mais a sua curiosidade, desafiando a sua personalidade mais introvertida e conquistando o interesse dos leitores.