Música

SYRO: o nome que veio para ficar na indústria da música

Syro, um dos nomes mais promissores da música portuguesa. Músico, cantor e compositor começou a lançar os seus temas em nome próprio em 2018, com o êxito Deixa Passar, mas foi em 2020 que, com Perto de mim, disco de ouro com mais de dez milhões de visualizações no YouTube, a sua popularidade disparou.

Fonte: Youtube

Nome de nascença? Diogo Lopes. Nascido no dia 23 de fevereiro de 1995. Escolheu como nome artístico Syro. Peculiar? Pois… o mesmo confessou ser o nome de um cão que teve durante a infância. É licenciado em Jazz e Música Moderna, tocou bateria e escreveu canções para diversos intérpretes.

Descobriu, ainda em criança, que o seu futuro tinha de passar pela música. Desde aí fez de tudo para concretizar os seus sonhos. Teve sempre o apoio dos pais – sendo o pai também seu agente – apoio que agradece publicamente: “Quando deixaram de acreditar; quando aos olhos de labels e ‘managers’ não havia lugar para mim na indústria musical – tu deste-me a mão e, mais uma vez, ensinaste-me a focar no caminho e continuar. E foi aí que tudo realmente começou. À nossa, pai.” (descrição de um post do Instagram do cantor ao ganhar o disco de ouro referente ao tema Perto de mim).

Ainda bem que o pai acreditou, porque Syro é, atualmente, um dos cantores mais ouvidos do nosso país. Prova disto são os quase 50 mil subscritores e as mais de 26 milhões de visualizações no YouTube. No Spotify o músico conta com mais de 180 mil ouvintes por mês.

A sua carreira na música começou, a nível profissional, aos 12 anos, como baterista, papel sobre o qual integrou vários projetos, tendo sido cofundador da banda portuguesa Caelum, em 2012. Manteve-se na banda até 2016. Em 2018 começou a sua carreira a solo, ao lançar o seu primeiro single em nome próprio, “Deixa Passar”.

Fonte: Youtube

Com apenas quatro anos de carreira a solo, Syro fez várias colaborações com grandes nomes da música portuguesa, entre eles Gisela João e Jimmy P.  O cantor lançou o seu primeiro álbum, Genesis, em outubro do ano passado. Assim que saiu, este entrou diretamente para o quarto lugar na tabela dos mais vendidos. Chegou posteriormente ao primeiro lugar no top de vendas em Portugal. Uma das suas maiores e mais recentes “aventuras” foi a participação no Festival da Canção 2022, com o tema Ainda Nos Temos.

Descreveu a experiência como inesquecível e deixou ainda nas redes sociais um agradecimento a todos os fãs: “Independentemente do resultado, o vosso amor fez-se sentir. Muito obrigado por permanecerem desse lado!”.

Com mais que provas suficientes dadas do seu valor, o jovem em rápida ascensão tem um lugar garantido na indústria da música e é um nome que veio para ficar.

Fonte da capa: Sony Music Portugal

Artigo revisto por Beatriz Neves

AUTORIA

+ artigos

A Catarina tem um prazer pela leitura e pela escrita. Adora música e moda, por isso decidiu ingressar nestas duas secções da magazine. Apaixonada pelas pequenas coisas da vida e pela simplicidade de pegar num papel e numa caneta para escrever. Pretende aprender mais com este novo desafio.