Desporto

Mundial: Antevisão e Palpites #2

A 22.° edição do evento organizado pela FIFA será a primeira realizada no Médio Oriente, nomeadamente no Catar, e a última com o formato de 32 equipas.

O Campeonato do Mundo de Futebol está a chegar! É uma questão de tempo até que, a partir de 20 de novembro, a bola comece a rolar. A prova conta com 64 partidas e será disputada até 18 de dezembro.

Com os primeiros quatro grupos do Campeonato já vistos, o foco agora está voltado para os Grupos E, F, G e H:

Grupo E
Fonte: Lucas Lemos

GRUPO E: Espanha, Costa Rica, Alemanha e Japão

Começamos com mais um candidato a “Grupo da Morte” desta edição, que põe frente a frente duas das melhores seleções do mundo: Espanha e Alemanha.

Mesmo com insucessos desde 2018, ambas as seleções europeias passaram por uma reformulação e aparentam estar cada vez mais competitivas: os espanhóis vêm de uma meia-final de Europeu e lideraram o seu grupo na Liga das Nações, pondo-se até como candidatos ao título; os alemães apresentam uma equipa forte, mas sem resultados expressivos, de forma que devem ficar em segundo.

Japão e Costa Rica, por fim, têm conseguido surpreender nos últimos Mundiais, e não podem de todo ser subestimados, elevando ainda mais a complexidade do grupo. Os japoneses vêm de grandes resultados e apresentam-se como principal ameaça às potências europeias.

Previsão: 1- Espanha; 2- Alemanha; 3- Japão; 4- Costa Rica.

Grupo F
Fonte: Lucas Lemos

GRUPO F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia

Talvez um dos grupos menos complicados de antever deste Mundial, tendo em conta que, a nível de comparação direta entre plantéis, temos seleções de níveis diferentes: o conjunto de estrelas da Bélgica, a forte Croácia, a crescente equipa de Marrocos e a inexperiente seleção do Canadá.

A classificação deve sorrir aos europeus, restando saber quem liderará: a melhor equipa, na teoria, é a Bélgica. No entanto, esta vem de um momento irregular e pode ser surpreendida pela Croácia, que está em ótima fase e, como foi possível verificar em 2018, tem capacidade para ir longe. O favoritismo, porém, segue belga.

Marrocos e Canadá devem mesmo ficar com as duas últimas posições, com a formação africana em vantagem não só pelo plantel mais forte, mas também pela maior experiência em grandes palcos.

Previsão: 1- Bélgica; 2- Croácia; 3- Marrocos; 4- Canadá.

Grupo G
Fonte: Lucas Lemos

GRUPO G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões

Em mais uma quase reedição de 2018, Brasil, Sérvia e Suíça desta vez enfrentam os Camarões.

Neste fortíssimo grupo, também candidato a grupo mais complicado deste Mundial, os Camarões deverão ter grandes dificuldades contra as boas equipas europeias e também a brasileira, atual top1 do Mundo.

A seleção “Canarinha” é uma das favoritas ao prémio máximo, sendo por isso expectável que alcance o primeiro lugar do grupo. Apesar disso, tanto a Sérvia como a Suíça conseguiram a vaga na prova de forma invicta, superando grandes equipas como Portugal e Itália, e não podem ser encaradas de ânimo leve.

Em 2018 os suíços levaram a melhor sobre os sérvios, e a expectativa é que voltem a fazê-lo, apesar de ser uma vaga que será certamente decidida nos detalhes. 

Previsão: 1- Brasil; 2- Suíça; 3- Sérvia; 4- Camarões. 

Grupo H
Fonte: Lucas Lemos

No último grupo deste Mundial, é difícil afirmar com certeza que Portugal e Uruguai controlarão as outras duas equipas.

Apesar do plantel de elite, a verdade é que Portugal vive um momento sensível, com resultados que não condizem com o esperado por uma equipa desta qualidade, além da crise vivida pelo principal jogador, Cristiano Ronaldo. Assim, não seria nenhum absurdo dizer que talvez o Uruguai, que vem em bom momento, tome as rédeas do grupo.

Contudo, a Coreia tem uma equipa capaz de surpreender se for subestimada (como em 2018, quando deu bastante trabalho às demais equipas do seu grupo, inclusive vencendo a Alemanha). Gana, por sua vez, é o provável último classificado do grupo.

Previsão: 1- Uruguai; 2- Portugal; 3- Coreia do Sul; 4- Gana. 

Tendo agora passado por todos os grupos, é possível ver que Brasil, Argentina e Espanha apresentam-se como principais candidatos ao título, apesar de que as grandes equipas, como Inglaterra, Bélgica, Alemanha e até mesmo as mais conturbadas Portugal e França são também formações que chegam ao Catar com grandes expetativas.

Não podemos também deixar de referir potenciais surpresas como a Dinamarca, a Croácia e o Uruguai, que chegam ao Campeonato do Mundo em ótimo momento e são capazes de fazer frente a qualquer seleção.

Para haver quem surpreenda, alguém tem de desiludir, e, nesta edição, as situações delicadas de Portugal, mas, sobretudo, da França, colocam estas duas seleções como as que, mesmo tendo qualidade o suficiente para levantar o troféu, deixam os seus adeptos com um certo receio de que as coisas não corram bem.

O Campeonato do Mundo está à porta e é uma questão de tempo para que as previsões de nada sirvam e apenas o talento, a coragem e a paixão destes jogadores, equipas e respetivas nações sejam capazes de fazer a diferença e fazer desta prova mais um inesquecível capítulo da belíssima história do Futebol.

Fonte da capa: Lucas Lemos (FIFA WORLD CUP QATAR 2022; Grupos E, F, G e H)

Artigo revisto por Inês Moutinho

AUTORIA

+ artigos

Incapaz de ficar parado por muito tempo, o Lucas sempre teve o desporto como parte fundamental da sua vida. Desde que viu pela primeira vez as emoções, adrenalinas, alegrias e, por vezes, tristezas que só o desporto é capaz de proporcionar, soube que era isto que queria para si. Quer seja a praticar, falar ou, neste caso, a escrever, o Lucas e o desporto são inseparáveis desde sempre.