Bem-vindos ao Mundo dos Deuses debaixo do Mar
The girl who fell beneath the sea, de Axie Oh, o livro que fala da determinação e ousadia de Mina para salvar o seu povo, conquista leitores por todo o mundo.
Fantasia é o meu género literário preferido, por variadas razões que estão espelhadas nesta obra. Todavia, não foi apenas o facto de ser uma obra de fantasia que me cativou a ler este livro. Foi a capa, as personagens e a sua interação, além dos elementos míticos misturados com a criatividade da escritora.
A capa é composta por um fundo azul envolto em criaturas míticas. Além disso, podemos ver que há uma rapariga que está a cair ao mar, que parece a passagem secreta para uma outra realidade, e as cores utilizadas cativam bastante, levando-nos a querer descobrir mais sobre este tipo de mundo sobrenatural, por onde a capa nos impulsiona.
É precisamente este tipo de capa fantástica que nos permite viajar para uma realidade oposta ao nosso mundo – o mundo da fantasia, onde somos envolvidos em aventuras, elementos fantásticos cheios de características únicas.
É através destas capas que somos capazes de nos distrair da vida quotidiana e imaginar uma realidade paralela cheia de pormenores encantadores.
The girl who fell beneath the sea é inspirado numa história folclórica coreana, O conto de Shim Cheong, apesar de ganhar um rumo diferente a essa fábula. É um livro juvenil, mas adequado a todas as faixas etárias e a qualquer pessoa que goste de fantasia.
Há muito tempo que a vila de Mina é alvo de fortes e perigosas tempestades. O povo acredita que estas tempestades provêm do descontentamento do Deus do Mar e, de maneira a pôr fim a este sofrimento, todos os anos a rapariga mais bela é enviada para o Reino dos Espíritos.
Apesar de não ser a escolhida, Mina, por amor à sua família, sacrifica-se e parte com o objetivo de pôr fim às tormentas do seu povo. É com a ajuda de um grupo de amigos, que mais tarde se vão mostrar muito importantes na sua vida, e de um rapaz misterioso, chamado Shin, cujos segredos são essenciais para desvendar os mistérios do Reino dos Espíritos, que Mina vai ser capaz de atingir os seus objetivos.
No entanto, Mina não estava à espera da relação que viria a criar com Shin, o que a deixaria num impasse: voltar para a sua família ou ficar com a pessoa que vê e admira o seu verdadeiro valor?
É assim que se desenrola uma história impossível de largar, cheia de aventuras, reviravoltas e peripécias. Acredita que quando achares que já percebeste como é que a obra vai acabar, vem um novo obstáculo e uma nova pista que não te vão permitir largar o livro.
Este livro destaca alguns valores importantes, como a maneira como através das amizades podemos fazer coisas impossíveis e como a determinação e a ousadia são mais importantes do que a beleza e a imagem física.
Também podemos perceber, ao longo da obra, a vontade de defender e proteger aqueles que se preocupam conosco.
The girl who fell beneath the sea é, sem dúvida, uma obra que amantes de fantasia e romance devem ler, e com a qual podem esquecer-se do mundo real e ganhar uma vida nova ao lado de Mina e Shin.
Tal como Axie Oh refere:
“Stories are both an escape from the truths of the world and the only way to see them clearly”.
Fonte da capa: Constança Cardoso
Artigo revisto por Madalena Ribeiro
AUTORIA
A Constança desde pequena que está ligada à literatura, influenciada pela paixão do seu pai por livros. Entrou em Relações Públicas & Comunicação Empresarial e gosta bastante da área. Para além disso, também adora a área da música, frequentando a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa. De maneira a poder partilhar a sua paixão por livros com outras pessoas, ingressou na ESCS Magazine.