Música

Entre os Girassóis e Tempestades de Marisa Liz

Marisa Liz é um nome já bem conhecido da música portuguesa como mentora do The Voice Portugal ou como vocalista da banda Amor Electro. O grupo musical, nascido em 2010, anunciou no ano passado (2022) uma pausa criativa ainda sem fim à vista. A banda suspendeu funções, mas os seus membros continuaram a trabalhar ativamente em projetos a solo – e Marisa Liz não foi exceção. Depois de três singles lançados, Girassóis e Tempestades é o primeiro álbum da artista na sua carreira a solo.

Guerra Nuclear foi o primeiro single a ver a luz do dia, tendo sido apresentado pela primeira vez na 26.ª edição dos Globos de Ouro, no Coliseu dos Recreios, a 2 de outubro de 2022. O inédito de António Variações cedido a Marisa Liz pelos familiares do artista, que foi escrito no ano de 1984, apesar de não ser uma escrita recente, aborda um tema bem atual: as guerras que existem no Mundo.

Sendo uma das maiores influências musicais de Marisa, esta não esconde a felicidade por poder dar voz à canção de Variações, prestando-lhe uma sentida homenagem. Em várias entrevistas chegou mesmo a dizer que gosta de acreditar que se trata de um dueto entre os dois e não apenas de uma canção com a letra do artista, cantada por si.

Uma música forte que valeu a Marisa Liz uma nomeação, na categoria de Melhor Música na edição de 2023 dos Globos de Ouro ao lado de nomes como Bárbara Tinoco, os Quatro e Meia, Milhanas e Salvador Sobral. A cantora acabou por não levar o prémio para casa, mas fica com a certeza de que a música foi muito bem recebida pelo público, sendo que o videoclipe tem já dois milhões de visualizações.

Seguiu-se Olha Lá, o segundo single do álbum, mostrando um lado mais pop. O videoclipe, com uma energia contagiante, foi pensado de maneira a recuperar uma das épocas que mais influência teve sobre a cantora, tanto a nível pessoal como profissional: os anos 80. 

Foi Assim Que Aconteceu, o último dos singles a ser lançado, é totalmente diferente dos dois anteriores. Num ritmo lento, apenas acompanhada por um piano, Marisa Liz canta sobre o amor e o modo como, por vezes, chega “sem pedir licença”. A simplicidade do videoclipe ajuda a construir a ideia romântica que a artista quer transmitir através das notas que entoa. Desde o seu lançamento, esta música tem servido de pano de fundo a bonitas histórias que vão sendo partilhadas nas redes sociais.

Girassóis e Tempestades – o álbum

Finalmente, depois de esgotado o plafond de singles a serem lançados, foi a 31 de março que Marisa Liz partilhou com os fãs, e até com todos os que não a conheciam, o álbum Girassóis e Tempestades – que viria a dar origem a uma tour com o mesmo nome por todo o país. 

A tour começou no dia imediatamente a seguir ao lançamento oficial do álbum, dia 1 de abril, em Oliveira do Bairro, tendo terminado dia 20 de outubro com um concerto no Centro das Artes, em Águeda. No total, foram 41 concertos em que a artista pôde dar a conhecer ao público um lado seu que muitos desconheciam e que nunca havia sido revelado enquanto membro da banda Amor Electro.

A musicalidade presente neste álbum é muito variada e cheia de simbologias. Girassóis e Tempestades é uma espécie de autorretrato, no qual Marisa Liz se dá a conhecer através da música – aquilo que a faz mais feliz. A artista descreve-se como um misto entre beleza e doçura dos girassóis e a intensidade das tempestades, o que se reflete bastante em cada canção.

Fonte: Diogo Branco

A audição do álbum é uma experiência única e que só estará completa se as músicas forem ouvidas na ordem correta. Por quê? Este álbum foi concebido de modo a oferecer ao ouvinte uma experiência imersiva por entre tempestades. Os sons são de chuva e trovoada, mas podem ser associados às tempestades internas que cada pessoa vive e que a própria Marisa assume viver.

Será que vem aí um prémio?

Um álbum e uma tour depois, Marisa Liz está nomeada na categoria de Melhor Artista Português para a edição de 2023 dos MTV EMAs. A cerimónia estava marcada para o dia 5 de novembro, em Paris; porém, com as questões relacionadas com o conflito armado entre Israel e a Palestina, a organização decidiu cancelar o evento. Mesmo assim, as votações continuam a decorrer e os prémios vão ser entregues aos vencedores. 

O sonho de uma noite no coliseu

Fonte: BOL

O sucesso de Marisa Liz não termina. A artista anunciou, com grande alegria, que vai abrir o ano de 2024 com dois concertos: no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 10 de fevereiro, e no Coliseu Porto Ageas, a 24 de fevereiro. A ida aos coliseus é um marco na carreira de qualquer artista em Portugal. Enquanto vocalista dos Amor Electro, Marisa Liz já tinha marcado presença nestes dois espaços. Contudo, em nome próprio, será a primeira vez que pisará estes palcos.

Enquanto a data não chega, a artista aproveita a calma para produzir música nova para, quem sabe, lançar um novo álbum em 2024.

Fonte da capa: Rádio Arena

Artigo revisto por Andreia Batista

AUTORIA

LINKEDIN | + artigos

A Beatriz está no último ano da licenciatura em Jornalismo e decidiu que estava na altura de dar um pezinho na ESCS Magazine. Ao contrário de José Cid, pode não ter nascido para a música, mas é algo que sempre fez parte da sua vida… Desde que, aos 6 anos, começou a aprender a tocar piano e conheceu os Amor Electro, nunca mais conseguiu largar o seu único vício. Nos transportes, em casa, nos intervalos, e até no banho, está sempre a ouvir música! Num sábado à noite, provavelmente deve estar em mais um concerto da Marisa Liz.