Música

MTV EMA 2023: Um espetáculo ausente

Nunca uma cerimónia dos MTV EMA foi tão silenciosa! 

A edição deste ano dos Europe Music Awards, os prémios de música da MTV, devia ter ocorrido em Paris, com tudo aquilo a que o grande público, expectante por ver revelados os vencedores das várias categorias, já está habituado.

5 de novembro foi a data escolhida para a transmissão do evento que junta artistas musicais de vários países, no entanto, isso não aconteceu. Aquilo que deveria ter sido uma grande noite, e para um grande público, rapidamente se transformou numa noite muito discreta, em que a música ficou apenas para os que a quisessem ouvir. 

Mas qual é a razão para tudo isto? Os mais recentes desenvolvimentos de um conflito já bem antigo no palco global: a guerra entre Israel e a Palestina. O ressurgimento da tensão entre os dois países suscitou o medo na organização, que, por questões de prevenção e segurança, decidiu cancelar a cerimónia, de modo a evitar qualquer tipo de ataque terrorista, o que acabou por condicionar o normal curso do evento.

Apesar da alteração de planos forçada, e cancelada também a transmissão em direto do evento, os prémios foram entregues aos devidos vencedores das várias categorias de prémios. 

As votações, que estavam a decorrer quando o comunicado foi feito, continuaram a decorrer normalmente até ao dia do seu término, 31 de outubro.

Nesta cerimónia, cuja primeira edição se realizou no ano de 1994, em Berlim, premeia-se o melhor da pop culture, sendo os prémios distribuídos por 17 categorias gerais, uma das quais (Best Local Act) se desdobra em mais de 20 países, premiando o melhor artista de cada ponto do globo.
Não é tradição, mas, mais uma vez, a americana Taylor Swift foi a “rainha da noite”. Na edição de 2023, foi nomeada em sete categorias, sendo a vencedora de três delas: Best Artist, Best Live e Best Video, com Anti-Hero. Nomes como Billie Eilish, Lana Del Rey, Anitta e a banda italiana ​​Måneskin estão também entre os vencedores das categorias gerais de prémios dos EMA. 

Taylor Swift na edição de 2022 dos MTV EMAs. Fonte: People
Fonte: Câmara Municipal da Moita

Para a categoria Best Portuguese Act estavam nomeados os artistas: Bárbara Tinoco, Bispo, Carolina Deslandes, Marisa Liz e Piruka. 

O vencedor acabou por ser Bispo, o artista nomeado que arrecadou o maior número de votos por parte do público português. 

A votação era feita através do site oficial dos MTV EMA, com a hipótese de votar várias vezes, com intervalos de dez segundos entre cada voto.

Tratando-se de uma cerimónia anual, os MTV EMA prometem regressar em 2024, com a esperança de que a entrega de prémios seja feita de forma presencial, e não à distância e de forma tão silenciosa como aconteceu este ano.

Fonte da capa: Twitter/X

Artigo revisto por Lourenço M. Ribeiro

AUTORIA

LINKEDIN | + artigos

A Beatriz está no último ano da licenciatura em Jornalismo e decidiu que estava na altura de dar um pezinho na ESCS Magazine. Ao contrário de José Cid, pode não ter nascido para a música, mas é algo que sempre fez parte da sua vida… Desde que, aos 6 anos, começou a aprender a tocar piano e conheceu os Amor Electro, nunca mais conseguiu largar o seu único vício. Nos transportes, em casa, nos intervalos, e até no banho, está sempre a ouvir música! Num sábado à noite, provavelmente deve estar em mais um concerto da Marisa Liz.