“MAMBA MENTALITY”
“Ser melhor do que ontem” é o lema que continua a inspirar milhões de pessoas por todo o mundo. Kobe Bryant, jogador inesquecível da NBA, apelou sempre aos valores da paixão, da empatia, da ambição, da honestidade e do otimismo.
Apelidado de “Black Mamba”, o jogador fez toda a sua carreira de 20 anos nos Los Angeles Lakers, tendo ganho inúmeros prémios, competições e contribuindo para a vitória de cinco campeonatos da NBA. A sua hábil capacidade de marcar pontos, de fintar e a forma como planeava boas jogadas em tão pouco tempo foram sempre características que se encontravam associadas a ele. Kobe tinha a capacidade de motivar a equipa em situações de jogo não favoráveis e sempre foi um ícone de referência por onde passava.
Porém, foi a 26 de janeiro de 2020 que Kobe, juntamente com a sua filha Gianna, sofreu um acidente de helicóptero. O impacto deste trágico acontecimento deixou o mundo em silêncio e mesmo quem não acompanhava o jogador percebeu o que se acabara de perder.
Gianna Bryant estava a seguir os passos do pai e, aos 13 anos, já tinha chamado a atenção de várias universidades e equipas da WNBA. Ágil, expressiva e dedicada como o pai, Gianna era, sem dúvida, uma estrela promissora. O seu grande sonho era poder continuar o legado do pai no mundo do basquetebol.
Após esta tragédia, o mundo da NBA deixou de ser o mesmo. Foram feitas centenas de cerimónias e homenagens para eternizar a figura de Kobe Bryant. Assim sendo, a sua equipa predileta, Los Angeles Lakers, no dia 31 de janeiro de 2020, prestou tributo ao jogador. Ficou marcada, então, uma noite em que o basquetebol foi secundário.
“In the words of Kobe Bryant, ‘Mamba Out,’ but in the words of us, ‘not forgotten.’ Live on, brother.” – Lebron James
Quatro anos após a sua morte, os Lakers decidiram eternizar e materializar a figura do número 8/24, Kobe Bryant.
A seguir à sua morte, foram criados diversos movimentos e assim surgiu a “Mamba Mentality”, cujo objetivo é incentivar todos aqueles que procuram e ambicionam algo para a sua vida. A Nike tornou-se, então, uma das grandes marcas a promover este movimento, o que permitiu refletir sobre a capacidade que os atletas devem ter para continuarem a dar tudo o que têm, sem desistir, e adaptando-se às dificuldades que surgem ao longo do caminho.
Palavras e números não são suficientes para descrever o trabalho árduo e a dedicação que Kobe depositou todos os dias da sua carreira.
“Heroes come and go, but legends are forever.” – Kobe Bryant.
Fonte da capa: Cadena Noticias
Artigo revisto por Beatriz Félix
AUTORIA
A Jéssica sempre teve uma relação com a escrita e está no primeiro ano da licenciatura de Jornalismo. A escolha do curso sempre lhe pareceu muito óbvia quando em 2020 começou a ter mais contacto com a Fórmula 1 mas rapidamente este gosto acabou por se expandir para os outros desportos. O gosto de falar e relatar aquilo que acontecia em cada área do desporto trazia-lhe um sentimento de estar “completa” e foi por esse mesmo motivo que decidiu que jornalismo e entrar na redação seria o seu melhor caminho.