Desporto

Kylian Mbappé, “o príncipe de Bondy”

Kylian Mbappé Lottin, ou Kiki, é um dos jogadores mais talentosos que se destaca mundialmente. Nasceu a 20 de dezembro de 1998, em Bondy, no nordeste de Paris, em França.

Começou a sua carreira no futebol desde muito jovem. Com seis anos já jogava no AS Bondy, onde o seu pai era treinador. O talento que tinha rapidamente se tornou evidente, tendo chegado, inclusivamente, a viajar para Londres para realizar um teste no Chelsea de forma a verificar as suas competências.

Entretanto, aos 13 anos, foi transferido para o AS Monaco, onde depois fez a sua estreia como profissional, com apenas com 16 anos, em 2015. Durante a temporada de 2016-2017, Mbappé foi uma peça importante no título da Ligue 1 e também importante para chegar às semifinais da Liga dos Campeões da UEFA. O seu desempenho fez com que recebesse o prémio de Jogador Jovem do Ano da Ligue 1, o que o levou até ao Paris Saint-Germain, em 2017.

Inicialmente, Mbappé foi para o PSG por empréstimo e, por isso, a sua transferência só se tornou permanente em 2018 por uma taxa de cerca de 180 milhões, tornando-o um dos jogadores mais caros do futebol. O seu percurso no PSG foi bastante positivo, onde conquistou vários títulos da Ligue 1 e troféus da Coupe de France, tornando-se, assim, um jogador chave para a equipa. Soma cerca de 231 jogos, com 183 golos e 77 assistências. São resultados que revelam o seu empenho e dedicação para com o projeto dos “Les Parisiens”.

A nível internacional, Mbappé fez a sua estreia pela seleção francesa em março de 2017. Na Copa do Mundo de 2018, foi um dos principais jogadores que ajudou a equipa a vencer a competição, marcando na final da Copa. Ao longo do torneio marcou quatro golos e foi eleito o Melhor Jogador Jovem da Copa. 

Destaca-se também a sua prestação no Mundial do Catar em 2022, na qual se esforçou até ao fim para levar a seleção francesa o mais longe possível.

O ídolo de Mbappé

Fonte: Grace On Football

Difícil pensar que Mbappé, um ídolo para vários amantes de futebol, tem, também, um ídolo. Da infância à adolescência, Mbappé foi um grande fã de Cristiano Ronaldo. Na parede do seu quarto tinha vários pósteres do craque português e tentava imitar os movimentos do ídolo dentro do campo.

Sempre foi um menino com grandes sonhos, e Ronaldo representava o apogeu de uma carreira verdadeiramente extraordinária. Aprender com ele nunca deixou de ser uma tradição.

O futuro de Mbappé

Fonte: El Mira

A relação de Mbappé com o PSG acabou. Depois de 7 anos de história e momentos, o jogador anunciou a sua saída oficial do clube francês. Já se especulava há algum tempo o clube para o qual Mbappé iria: a equipa madrilena Real Madrid.

No dia 2 de junho de 2024, foi oficializada a sua transferência para a grande equipa espanhola. A apresentação do jogador ainda está para ser confirmada, mas já conta com entusiasmo por parte dos adeptos.

Apesar de ter passado tanto tempo no PSG, deixa a sensação de que podia ter feito algo mais pela equipa. Porém, espera-se que, na equipa madrilena, possa integrar o plantel de forma a atingir os títulos merecidos.

Fonte da capa: The Sundan Times

Artigo revisto por Carolina Rodrigues

AUTORIA

A Jéssica sempre teve uma relação com a escrita e está no primeiro ano da licenciatura de Jornalismo. A escolha do curso sempre lhe pareceu muito óbvia quando em 2020 começou a ter mais contacto com a Fórmula 1 mas rapidamente este gosto acabou por se expandir para os outros desportos. O gosto de falar e relatar aquilo que acontecia em cada área do desporto trazia-lhe um sentimento de estar “completa” e foi por esse mesmo motivo que decidiu que jornalismo e entrar na redação seria o seu melhor caminho.