Literatura

3 livrarias independentes em Lisboa que tens de conhecer

Quando se pensa em livrarias, o que vem primeiro à memória são grandes nomes como a Bertrand, a Wook ou até mesmo a FNAC. No entanto, existem várias livrarias independentes que podes explorar e apoiar, sobretudo na cidade de Lisboa.

Assim, se estás à procura de um bom sítio para comprares a tua próxima leitura ou de um programa para uma tarde com amigos, tens de conhecer estas três livrarias independentes na cidade das sete colinas. Todas diferentes umas das outras, quem as procura é capaz de encontrar livros para todos os gostos (e não só!).

Greta Livraria – a livraria feminista

Situada nos Anjos, a Greta Livraria é um espaço que vende e promove livros escritos por mulheres. Aí, todos os géneros literários são bem-vindos, desde a ficção à não ficção, passando pela banda desenhada, pelos livros infantis e pelos estudos de género. O objetivo de Lorena Travassos ao criar a Greta foi tornar mais acessíveis ao público livros autopublicados e de pequenas editoras, dando maior visibilidade à literatura que não tem lugar nas grandes livrarias.

Greta Livraria
Fonte: Time Out Lisboa

O espaço também é utilizado para expor produções artísticas e para pequenos eventos, como lançamentos de livros, workshops e debates. Promete ser um local seguro para todos, identificando-se como um “ponto de encontro para debate sobre os problemas de género que estão presentes na sociedade em que vivemos”.

O catálogo desta livraria também está disponível online e os leitores podem aderir ao Greta Clube, uma assinatura online que lhes permite receber livros diretamente nas suas casas, sem ter de pagar a entrega. Há quatro planos e pode escolher-se ter curadoria – neste plano, são os livreiros que selecionam os livros que serão enviados. 

A Greta Livraria é, com certeza, a livraria perfeita para quem procura um espaço para debater ideias, apoiar mulheres e para aqueles que se querem perder num mundo de histórias fortes com vozes ainda mais impactantes.

Livraria da Travessa – uma livraria brasileira na cidade das sete colinas

A Livraria da Travessa conta já com vários espaços no Brasil, mas há apenas um em Portugal, no Príncipe Real. O catálogo é diversificado, com o objetivo de trazer para Portugal livros vindos do Brasil que de outra forma não se encontrariam no mercado português. Na hipótese de o cliente não encontrar o livro brasileiro desejado,  a livraria permite a sua encomenda.

Livraria da Travessa
Fonte: Jornal i – SAPO

Além do catálogo para os adultos, também as crianças conseguem encontrar livros adaptados à sua idade e às suas necessidades. Os amantes de música e de cinema têm ainda um espaço reservado para eles. 

A livraria de Lisboa faz lembrar a de Ipanema, no Brasil: a arquitetura e o design são alguns dos fatores que têm apaixonado os visitantes.A Travessa lisboeta é o sítio perfeito para fazer uma pausa e aproveitar a cultura presente em cada cantinho. Repleta de livros e de eventos literários, é uma livraria a não perder.

Salted Books – aqui a oferta é toda em inglês

Se aquilo de que estás à procura são livros em inglês, a Salted Books é o local ideal. Situada perto de Santos, foi criada por uma jornalista inglesa que se mudou para Portugal. As saudades que sentia de ler livros na sua língua materna foram o que levaram à origem da Salted Books, uma livraria com cada vez mais popularidade. 

Salted Books
Fonte: NiT

Alex Holder inspirou-se nas livrarias inglesas existentes na sua cidade e mostrou-se surpreendida ao ver que também os portugueses gostavam de ler em inglês. O catálogo existente é bastante variado e a livraria destaca-se pela sua curadoria. Também é possível participar nas várias iniciativas que acontecem no espaço, como os open-mic de poesia, a hora do conto para os mais novos, os debates ou conversas, e os eventos temáticos. Os amantes de escrita não foram esquecidos, pelo que se podem inscrever nos cursos de ofício literário, apelidado de Salted Writes.

A Salted Books é o espaço perfeito não só para quem lê em inglês, mas também para aqueles que procuram eventos literários de entrada livre. É o local ideal para estimular a escrita e a criatividade.

Fonte: Instagram, Salted Books

Lisboa está repleta de cultura, e a literatura não é exceção. Estas são só algumas sugestões entre todas as livrarias independentes espalhadas pela cidade. Antes de comprares a tua próxima leitura num grande franchising, lembra-te de apoiar estes pequenos negócios e estas livrarias de bairro. Afinal, são elas que continuam a encantar quem passeia pelas ruas da capital portuguesa.

Fonte da capa: Visão

Artigo revisto por Júlia Gibelli

AUTORIA

+ artigos

A Mariana sempre foi apaixonada por palavras, o que a levou a escolher o curso de Jornalismo. A escrita e a leitura estão presentes na sua vida, nomeadamente no seu bookstragram (@books.mariana) e no seu booktok (@_marianalouro_). Na ESCS Magazine já escreveu de tudo um pouco: artigos sobre Moda e Lifestyle, Literatura e cobertura de eventos. Atualmente é Vice-Diretora e Editora Executiva.