Ollie Bearman: O futuro da Fórmula 1
Com apenas 18 anos, Oliver (Ollie) Bearman tornou-se o piloto mais novo a conduzir pela Ferrari, numa corrida de Fórmula 1.
Carreira
Natural de Chelmsford, Reino Unido, o jovem piloto começou a sua carreira aos oito anos no karting, onde mostrou o seu magnífico talento.
Em 2020, deixou os karts e evoluiu para os carros, onde competiu nos campeonatos de Fórmula 4 Italiano e Alemão. No ano seguinte, juntou-se à equipa Van Amersfoort Racing e fez o que ninguém tinha feito antes: tornou-se o primeiro piloto a vencer os dois campeonatos, somando 17 vitórias.
A sua dedicação e esforço foram suficientes para se juntar à Academia de Pilotos da Ferrari, no final de 2021.
Em 2022, subiu para a Fórmula 3 com a equipa italiana Prema, ao lado de Jak Crawford e Arthur Leclerc. Uma temporada bastante competitiva, com oito pódios, uma vitória e uma volta mais rápida, o que o deixou no 3.º lugar do campeonato, a sete pontos do campeão Victor Martins. No final do ano, foi anunciado que Ollie iria subir, mais uma vez, de categoria, a Fórmula 2.
Juntou-se ao piloto júnior da Mercedes Frederik Vesti, completando os dois lugares da Prema. Bearman teve uma temporada rookie magnífica: quatro vitórias, três pole positions, duas voltas mais rápidas e seis pódios, terminando, assim, o campeonato em 6.º lugar. Mas 2023 teve mais surpresas para o piloto: tevea oportunidade de estar presente em dois treinos livres de Fórmula 1, com a equipa MoneyGram Haas F1 Team e, para além disso, tornou-se o piloto de reserva da Ferrari.
Atualmente, continua a competir na Fórmula 2 com um novo parceiro de equipa, Andrea Kimi Antonelli, piloto júnior da Mercedes e uma das promessas da Fórmula 1. Bearman está em 19.º na tabela do campeonato com apenas dois pontos. Em três corridas, só pontuou numa, na terceira ronda do campeonato. Em Melbourne, Austrália, terminou a corrida em 9.º lugar. Porém, na segunda ronda do campeonato, em Jeddah, Arábia Saudita, conseguiu fazer a pole position para a corrida, mas algo inesperado aconteceu que não o deixaria participar na Fórmula 2 nesse fim de semana.
Estreia na Fórmula 1
Depois de uma qualificação esplendida, o jovem piloto estava a preparar-se para a corrida sprint, quando recebe a notícia de que Carlos Sainz Jr., piloto da Ferrari, foi diagnosticado com apendicite e estava incapacitado de competir. Como piloto de reserva, foi chamado para substituí-lo o resto do fim de semana.
Ao longo da sua carreira, mostrou o seu talento e habilidade, mas ninguém estava preparado para o espetáculo que Ollie tinha no bolso para nós. Qualificou-se em 11.º lugar, apenas a 0.036s de conseguir entrar na Q3.
Na sua corrida de estreia, Bearman roubou os holofotes a Verstappen, terminando a corrida em 7.º lugar. Uma corrida sólida e impressionante por parte do britânico, que levou os fãs à loucura.
Para terminar o fim de semana em grande, foi votado Driver of the Day pelos entusiastas de Fórmula 1.
Oliver Bearman, o nome de um futuro Campeão Mundial da classe mais alta do desporto motorizado.
Será que iremos ver Ollie Bearman na lista de pilotos de Fórmula 1 em 2025, ou iremos esperar mais uns anos?
Fonte da capa: Vroom Karting Magazine
Artigo revisto por Beatriz Félix
AUTORIA
A Madalena desde pequena está rodeada pelo desporto. Está no primeiro ano da licenciatura de Publicidade e Marketing e o seu maior sonho é trabalhar no desporto motorizado, especialmente na Fórmula 1. A Madalena é aquele tipo de pessoa que nunca se cala quando alguém começa a falar sobre desporto, pode falar por horas e nunca se cansa. Viu na ESCS Magazine uma oportunidade para dar mais um passo à frente para conquistar o seu sonho.