Desporto

Dos Arquipélagos à Primeira Liga: A promoção do Santa Clara e do Nacional

A temporada 2023/2024 da Liga 2 foi memorável para o Clube Desportivo Santa Clara e Clube Desportivo Nacional da Madeira. Depois das suas despromoções nas temporadas 2022/2023 e 2020/2021, respetivamente, a Liga Portugal volta às ilhas.

Campeões Nacionais da Liga 2 

A temporada 2023/2024 foi marcada para a história do Clube Desportivo Santa Clara, equipa do Arquipélago dos Açores. A equipa principal fez uma temporada extraordinária, consistente e com um futebol de alta qualidade, sob o comando do treinador Vasco Matos, consagrando, assim, o título de campeão e garantindo o seu lugar na Liga Portugal.

O Santa Clara começou a temporada com o pé direito, acumulando vitórias e deixando rapidamente o seu nome escrito no topo da tabela de classificação. A defesa, liderada pelo capitão Paulo Henrique, mostrou-se insuperável, enquanto o ataque criava oportunidades de golo com uma grande facilidade. Nos momentos decisivos da temporada, o Santa Clara mostrou-se indestrutível. 

Fonte: Sindicato dos jogadores

Na última jornada do campeonato, a equipa açoriana precisava de vencer o jogo contra a União de Leiria para se sagrar campeã e garantir a promoção que tanto ambicionava. Dois golos marcados pelos jogadores Pedro Ferreira e Bruno Almeida levaram a equipa à vitória. Não só ganharam o campeonato, como também quebraram um recorde: a melhor defesa da Europa. Atrás da equipa açoriana, encontramos grandes nomes europeus como o Inter, em 2.º lugar, Leverkusen, em 4.º lugar, o Real Madrid, em 7.º lugar, entre outros.

No total, o Santa Clara sofreu apenas 19 golos nas 34 jornadas da Liga 2, onde somou 21 vitórias, dez empates e três derrotas.

Nacional de volta à Liga Portugal

Fonte: Associação de Futebol da Madeira

Depois de enfrentar várias dificuldades nas últimas temporadas, o Nacional da Madeira conseguiu um desempenho excecional nesta época, liderada pelo treinador Tiago Margarido, que confirmou a tão aguardada promoção à Primeira Liga na próxima temporada. 

Desde o início da época, a equipa madeirense marcou o seu lugar como uma das principais equipas a chegar à promoção. Com uma entrada consistente, posicionaram-se logo nas primeiras posições da tabela e a equipa mostrou-se resiliente e confiante nos seus altos e baixos momentos da temporada. 

O Nacional estava a lutar pelo primeiro lugar contra o Santa Clara, mas a equipa açoriana saiu gloriosa desta batalha. 16 vitórias, oito empates e três derrotas, garantiu a medalha de prata e a cobiçada promoção.

De volta às Ilhas

Com duas equipas dos arquipélagos no Campeonato português na próxima época, o futebol sai do continente depois de uma época sem meter os pés nas ilhas.  As expectativas estão muito altas para ver a performance destas duas equipas, após uma temporada fantástica e consistente. 

Será que voltarão a ser despromovidos, ou vão deixar a sua marca no campeonato 2024/2025?

Fonte da capa: Renascença

Artigo revisto por Beatriz Félix

AUTORIA

A Madalena desde pequena está rodeada pelo desporto. Está no primeiro ano da licenciatura de Publicidade e Marketing e o seu maior sonho é trabalhar no desporto motorizado, especialmente na Fórmula 1. A Madalena é aquele tipo de pessoa que nunca se cala quando alguém começa a falar sobre desporto, pode falar por horas e nunca se cansa. Viu na ESCS Magazine uma oportunidade para dar mais um passo à frente para conquistar o seu sonho.