Trick or Read: Livros para Devorares (se tiveres coragem) neste Halloween
É quando as noites se alongam e o vento uiva pelas janelas que sabemos que o Halloween está à espreita. Esta é a altura do ano em que nos permitimos mergulhar nas sombras, explorar o desconhecido e enfrentar os nossos medos mais profundos.
Neste Dia das Bruxas, que tal também ocupar a mente com histórias que prometem arrepios, suspense e mistério? Que tal deixar que as palavras nos transportem para mundos sombrios, onde se sente o terror em cada virar de página?
Deixo-te diferentes sugestões literárias, para que possas encontrar o estilo que mais te agrada para uma noite arrepiante de Halloween.
“101 Lugares para Ter Medo em Portugal”, de Vanessa Fidalgo
Há algo de profundamente inquietante nos lugares que carregam histórias de morte, dor e mistério. Este livro,de Vanessa Fidalgo, leva-nos pelos cantos mais arrepiantes do país, revelando lendas antigas e eventos inexplicáveis. Desde castelos antigos e edifícios abandonados até aldeias remotas e igrejas esquecidas, cada local esconde um segredo que nos assombra até aos dias de hoje e molda as crenças dos habitantes dessas localidades.
Se te interessa explorar locais reais que acarretam histórias sombrias, segue as indicações de Vanessa Fidalgo e explora o mapa do medo que habita nas sombras das lendas de Portugal. Não é apenas uma coleção de histórias de terror, é também um mergulho profundo na cultura e no folclore português
Poemas Fúnebres – “O Corvo” e “Annabel Lee” de Edgar Allan Poe
Quando pensamos em livros de terror, é comum associarmos o género à prosa, esquecendo que a forma lírica também pode ter o seu lugar no terror.
As palavras de Edgar Allan Poe têm o poder de nos arrastar para mundos sombrios, onde o desespero e a morte marcam presença.
“O Corvo” é uma das suas obras mais famosas, sendo considerado um dos poemas mais célebres e excepcionais, devido à sua estrutura estética e literária. A narrativa tem início numa noite escura e melancólica, na qual um homem, isolado e atormentado pela perda da sua amada, é assombrado por um corvo enigmático que está constantemente a repetir a mesma palavra.
Já a obra “Annabel Lee” é uma história de amor transformada em tragédia. Entre dois jovens, vive-se um amor intenso e profundo que é repentinamente quebrado quando Annabel Lee falece. Ao longo do poema, o tom é de saudade, mas também de uma obsessão que transcende a vida, sugerindo uma ligação sobrenatural entre o amor e a morte.
Desta forma, se procuras algo diferente do normal, experimenta sentir, através do lírico, o mistério e a tristeza, na qual o silêncio é cortado pelo eco do medo e da dor.
Os Contos de Beedle, o Bardo – J.K. Rowling
A seguinte sugestão é um presente especial para os fãs do universo de Harry Potter, escrito por J.K. Rowling. Este livro reúne cinco histórias que, inicialmente, parecem uma coleção encantadora de contos de fadas mágicos, mas, na realidade, escondem uma profunda reflexão sobre a mortalidade, a escuridão da alma humana e as consequências de contactar forças que vão além da nossa compreensão. Adicionalmente, estes são acompanhados por notas do professor Albus Dumbledore, que revela pequenos detalhes sobre a vida em Hogwarts.
“Os Contos de Beedle, o Bardo” oferece assim uma leitura que mistura magia com escuridão, para quem gosta de um Halloween mais fantástico do que assustador. As fábulas encantam, mas também perturbam, fazendo-nos refletir sobre as nossas escolhas, os nossos desejos mais profundos e as consequências de desafiar forças que não podemos controlar. Um livro para quem quer aventurar-se num mundo mágico, mas com um toque sombrio e moralmente inquietante.
“The Silence of the Lambs”, de Thomas Harris
Esta obra literária tem a sua versão nas grandes telas e permite-nos entrar num mundo de horror psicológico, no qual o verdadeiro monstro não é uma criatura sobrenatural, mas sim um homem com um intelecto perverso e um gosto mórbido pela carne humana.
Com a esperança de que Clarice Starling consiga obter mais informação sobre um assassino em série, que rapta e mata mulheres, retirando-lhes a pele – conhecido por Buffalo Bill -, a agente do FBI aceita entrevistar Dr. Hannibal Lecter, o canibal encarcerado, para obter essas informações.
Neste livro, acompanha-se uma atmosfera de tensão quase insuportável, na qual cada encontro entre Clarice e Lecter se torna um jogo mental de manipulação, poder e sedução. Lecter não só desafia Clarice como também os leitores, ao fazer-nos questionar as linhas entre o bem e o mal.
Este livro representa um tipo de terror que ainda nos assombra mais, porque é real – a crueldade humana pode ser mais aterradora do que qualquer fantasma ou vampiro.
Seja pela tensão psicológica, pela atmosfera gótica ou pela magia, estas leituras prometem proporcionar um Halloween verdadeiramente apavorante. Portanto, prepara bem o sítio onde os vais ler, pois irão deixar-te uma marca permanente na memória.
Fonte de capa: Madalena Ribeiro
Artigo revisto por Miguel Costa
AUTORIA
A Madalena está no último ano da licenciatura em Audiovisual e Multimédia. Antes disso, já esteve em Engenharia Mecânica e em Relações Públicas. Tudo tem algo de interessante para a Madalena, o que faz com que queira aprender sobre tudo, por isso, também ser Redatora na ESCS Magazine, pelo seu gosto e interesse pela escrita. E a seguir a Audiovisual e Multimédia? Com certeza que irá aprofundar mais algum dos seus variados gostos... será Biologia? Música? Cinema?
Leitura incrível, além de serem recomendações perfeitas para a época, ler cada parte que explica cada uma delas é muito divertido e intrigante de ler, principalmente a mini resenha de O Silêncio dos Inocentes que achei brilhante, muitos parabéns pessoalmente ao autor , prevejo muitos sucessos pela frente.