Literatura, Sem Categoria

Como começar um Bookstagram

Se gostas de ler e de partilhar com os outros essa paixão, então um Bookstagram pode ser aquilo que falta no teu dia a dia.

O Bookstagram é a parte da rede social Instagram dedicada ao tema dos livros. No fundo, é uma comunidade de leitores (os bookstagrammers) que partilham com os seus seguidores o seu interesse pelo mundo literário. Através dos seus posts e vídeos partilham as suas leituras, expressam as suas opiniões, comentam sobre novos lançamentos e muito mais.

Se ficaste interessado/a, trago-te um passo a passo para criares o teu Bookstagram!

O primeiro passo é, obviamente, criar uma conta nova de Instagram onde colocas um nome de perfil que esteja associado ao que vais falar na página: os livros. Pensa num nome criativo, que fique na memória e que seja original. 

Para te inspirares na escolha do nome, podes sempre procurar outras contas já existentes.

Conclui a criação do teu perfil com uma fotografia e uma pequena biografia, onde podes colocar os teus géneros literários favoritos, para que as pessoas saibam logo à partida que tipo de recomendações podem ter da tua prioridade.

O passo seguinte é o que pode demorar mais tempo, mas é essencial. Agora que tens um perfil é importante que te faças conhecer ao resto da comunidade e que comeces a ganhar seguidores. Para isso tens de seguir o máximo de bookstagrammers que conseguires. Podes começar por aqueles que mais te chamam a atenção, mas não te esqueças de seguir também contas mais pequenas como a tua, pois é uma forma de se ajudarem mutuamente. 

Por fim, mas não menos importante, partilha a tua primeira publicação! Pode ser qualquer coisa: uma pequena apresentação à comunidade, uma tour pela tua estante, o livro que estás a ler… Enfim, dá asas à imaginação! Nas descrições das publicações podes, também, adicionar várias hashtags, para que cheguem a mais pessoas: #bookstagram #livros #bookstagramportugal.

Depois da primeira publicação, começa a pensar nas seguintes e no conteúdo que queres realmente partilhar: recomendações de livros baseados num tema, fazer reviews dos livros que lês, unboxings, visitas a livrarias, entre outras. Podes tirar fotografias em que mostras as capas dos livros, mas podes também criar templates digitais, usando, por exemplo, o Canva. Deixa o teu lado mais criativo brilhar. 

Aqui tens alguns exemplos de publicações:

Fonte: @mar_e_livros no Instagram
Fonte: @mar_e_livros no Instagram
Fonte: @a.menina.dos.livros_ no Instagram
Fonte: @a.menina.dos.livros_ no Instagram

Uma das vantagens do Instagram, ao criar um Bookstagram, é que podes não só publicar fotos, como também criar Reels, de forma a aumentares a interação com os teus seguidores.

Para além de que podes manter a tua privacidade e, se não quiseres, não precisas de mostrar a tua cara e focar a lente só nos livros.

Uma das chaves para o sucesso é sem dúvida a consistência. Procura ser ativo/a com várias publicações e stories, mas também na interação com os outros bookstagrammers.

No fundo, depois deste processo inicial, o mais importante é que este seja um espaço para te divertires, para partilhar com os outros as tuas paixões e para te aventurares mais no mundo dos livros. 

Se já pensaste várias vezes em criar um Bookstagram, mas nunca tomaste a iniciativa, então este é o teu sinal para o fazeres! Acima de tudo, não tenhas medo de arriscar e de certeza que vais conseguir inspirar outras pessoas e incentivar o gosto pela leitura!

Artigo revisto por: Sofia Santos

Fonte de capa: Kokumber

AUTORIA

+ artigos

A Maria Rita tem 17 anos e vem do Bombarral, terra que quase ninguém sabe onde fica. Uma das suas maiores paixões é a leitura, é nos livros que sente que pode escapar à realidade e viver em diversos mundos diferentes. Aliada à leitura vem a escrita, pois escrever é a sua forma favorita de se expressar. É devido a este gosto pela comunicação e por ter descoberto o bichinho da rádio em criança que está no primeiro ano em Jornalismo. Na ESCS Magazine quer não só falar de algo que gosta, como também divertir-se e explorar mais a sua criatividade.