Music Bank 2025: Lisboa entra no mapa do K-Pop
O fenómeno do K-Pop chega em grande a Portugal com a nova edição do Music Bank. No dia 27 de setembro de 2025, a MEO Arena recebe aquele que é considerado um dos maiores eventos dedicado à música pop sul-coreana. Para os fãs deste género musical, este é um dia imperdível, não só pela oportunidade de assistir ao vivo a atuações de alguns dos seus maiores ídolos, como também pela rara chance de ver, num só espetáculo e numa só noite, mais do que um artista. O Music Bank começou como um programa transmitido pela Korean Broadcasting System (KBS), um dos canais com mais audiências na Coreia do Sul desde os anos 90. O formato do programa assemelha-se aos antigos “tops musicais”, em que, semanalmente, são apresentados rankings que combinam vendas, transmissões de rádio e votações online e, ainda, atuações ao vivo no estúdio dos artistas mais populares. Há décadas que este programa é uma plataforma fundamental no mundo do K-Pop, nomeadamente na promoção de novos artistas e na construção do seu sucesso mediático. Foi em 2011 que, após todo o seu sucesso, o programa se expandiu para fora do estúdio e criou o Music Bank World Tour. Esta tour consiste num festival de um dia (como se fosse um “best of” do programa) e já passou por algumas das maiores cidades e capitais mundiais, como Tóquio, Hong Kong, Paris, Istambul, Berlim, Jakarta e Rio de Janeiro. Este ano, pela primeira vez, Lisboa entra na lista como cidade anfitriã da edição de 2025, logo após a estreia dos vizinhos espanhóis em 2024.
O cartaz já foi anunciado e traz consigo grandes nomes do panorama atual do K-Pop: os grupos ATEEZ, ZEROBASEONE, RIIZE, IVE, izna e o artista a solo Taemin (membro do conhecido grupo SHINee). Este alinhamento promete agradar tanto aos fãs mais recentes como aos de longa data, equilibrando novos talentos com artistas já consagrados. Independentemente da sua experiência, podemos esperar de todos os atos confirmados uma presença em palco poderosa, visuais marcantes e coreografias meticulosamente trabalhadas e ensaiadas.
O evento terá lugar na MEO Arena, a maior sala de espetáculos do país – capaz de albergar cerca de 20 mil pessoas. Localizada na zona do Parque das Nações/Expo, este espaço está equipado com todas as condições necessárias para receber um espetáculo desta dimensão. No entanto, a escolha deste espaço não se justifica só por razões técnicas: é também uma escolha simbólica, por reafirmar que o K-Pop é uma força global capaz de encher uma das maiores arenas da Europa. Os bilhetes entram à venda dia 2 de junho (pré-venda) e não existe dúvida de que em poucas horas irão esgotar. Os preços variam entre os 80 e os 350 euros, dependendo da proximidade do palco e dos pacotes premium.
A escolha de Lisboa para acolher a edição de 2025 do Music Bank é, sem dúvida, um reflexo claro do crescimento da popularidade da cultural sul-coreana no país. Mas este acontecimento não se limita apenas à música. Séries coreanas (K-Dramas), estilos de moda, gastronomias e até a língua coreana têm vindo a ganhar amantes no nosso país, particularmente entre as camadas mais jovens. As redes sociais, como o Youtube, Tiktok e Spotify, e as plataformas de streaming desempenharam um papel fundamental neste movimento, ao permitir que conteúdos coreanos se tornassem acessíveis a fãs fora do continente asiático. Impulsionada pelo amor ao K-Pop, a influência sul-coreana é uma tendência transversal que já está a moldar as preferências, consumos e fandoms de uma nova geração portuguesa. Existem hoje um número crescente de grupos de fãs portugueses que organizam encontros, flashmobs, festas musicais, e até iniciativas solidárias em nome dos seus artistas favoritos. Toda esta mobilização de fãs foi essencial para atrair a atenção dos promotores asiáticos e construir um ambiente fértil para que eventos como o Music Bank se tornassem viáveis em Portugal, tanto do ponto de vista financeiro como cultural.
Mais do que um simples concerto ou festival, o Music Bank 2025 promete ser uma celebração da cultural sul-coreana, um ponto de encontro entre fãs e artistas, e uma prova inequívoca de que o K-Pop veio para ficar no panorama da música. Não haja dúvidas de que a presença de tantos artistas num só palco, numa só noite, não é apenas uma grande oportunidade para os fãs, mas também uma reafirmação do lugar que Portugal começa a ocupar no mundo internacional do K-Pop.
Fonte da Capa: Mega Hits
Artigo revisto por Constança Alves
AUTORIA
Embora esteja (ligeiramente) mais perto dos 30 do que dos 3, a Beatriz nunca passou da idade dos porquês. A sua curiosidade inata é o que a faz interessar-se por mil e um temas, podendo ficar horas a falar sobre qualquer assunto (se não a mandarem calar). Não troca nada deste mundo por um bom café acompanhado de uma conversa que a faça pensar. Entrou para a ESCS Magazine com o desejo de reavivar a paixão pela escrita, algo que cultiva desde a infância, e para continuar a satisfazer o seu amor por conversas intermináveis, agora traduzidas em texto.



