Mundo Académico

A Falsa Sensação Académica – Alunos de Pós-Laboral

Já lá vai um mês e meio desde a primeira vez que os caloiros de 2025/2026 colocaram os pés nas salas da ESCS e puderam testemunhar aquilo que é ser aluno deste Instituto Politécnico. Praxes, eventos e churrascos serviram de mecanismo de transmissão da energia e do ambiente festivo da Escola Superior de Comunicação Social. Mas… Como será tudo isto na perspetiva de uma aluna de regime pós-laboral?

Fonte: Website da ESCS

É uma verdade inegável que o IPL disponibiliza diversas atividades, tanto para os seus alunos como para pessoas de fora. Quando se é aluno na ESCS, tem-se vontade de aproveitar essas atividades ao máximo e sempre que é possível. Afinal, é muito vendida a ideia de que estes vão ser os três melhores  anos da nossa vida e de que a ESCS será sempre a nossa segunda casa. Estas são as primeiras frases ditas aos caloiros logo nos primeiros dias, seja pelo Presidente, pelos coordenadores, pelos professores ou pelos alunos de segundo e de terceiro ano. 

Quando se é estudante em regime pós-laboral há novas preocupações, diferentes das dos estudantes de regime diurno: “Será que vou poder ir aos eventos e arraiais ou assistir aos jogos?”, “Será que o professor vai deixar sair a tempo de ir ao refeitório antes de fechar?” ou “Será que vou ter  de faltar, pela segunda vez na semana, para conseguir ir ao Welcome IPL?”.  Estas preocupações, por vezes, acabam por nos causar  um efeito negativo, no sentido em que nos fazem sentir inseguros e até com medo de não conseguir aproveitar o ambiente académico ao máximo. 

Para além disso, acho que todos os alunos de regime pós-laboral conseguem concordar com a perspetiva de que  o ambiente académico em pós-laboral é assustador! Sair da aula de Teorias de Comunicação às oito horas da noite e ver as luzes dos corredores a piscar de uma forma bastante creepy é uma experiência única e memorável. Este facto acaba por alimentar a sensação de falsa experiência académica, ainda mais quando as nossas expectativas eram muito mais altas. 

Fonte: Doutor Finanças

Aprofundando mais a ideia de “falsa sensação académica”, é importante falarmos sobre este tema, porque envolve muitas questões psicológicas, como ansiedade académica, solidão e comparação com os outros colegas. Estas questões podem acabar por causar desconexão com o ambiente académico, implementando nos alunos a sensação de falta de preenchimento  em relação ao lugar que, a princípio, é suposto ser a sua segunda casa.

Algo ainda mais grave é que, em último caso, podem acontecer situações de evasão universitária, como congelar a matrícula ou até tomar a decisão de desistir da faculdade para ir  em busca de algo que pareça mais real e que vá ao encontro das expectativas.

Nesses momentos, acredito eu, é bom reconectarmo-nos com o nosso propósito e relembrarmos o porquê de termos escolhido estudar comunicação social e o porquê de termos escolhido a ESCS. Esta iniciativa acaba por restabelecer as nossas forças e incentivar-nos a continuar no caminho que escolhemos. Também devemos considerar apoiarmo-nos nos nossos colegas, afinal eles  partilham da mesma experiência que nós e serão nossos companheiros pelos próximos anos. Contudo, se a relação com estes colegas não for a melhor, podemos sempre recorrer aos nossos amigos, aos familiares e principalmente à ajuda psicológica.

Fonte: Uniarea

Não trago esta reflexão com o objetivo de passar uma má imagem daquilo que é ser aluno de regime pós-laboral na ESCS, no entanto quero partilhar os factos convosco, podendo estes ser agradáveis ou não. Acredito  que,  assim como os alunos de pós-laboral, os alunos de diurno também têm as suas queixas e preocupações. Isto para deixar claro que a minha intenção não é, de todo, criar rivalidade entre os regimes.

Imagem de destaque: Website da ESCS

Artigo revisto por: Carla Vitório

AUTORIA

+ artigos

Márcia tem 17 anos, estudante do 1º ano de Comunicação Empresarial e Relações Públicas e é uma faz tudo. Apaixonada por desporto, literatura, dança, música e atuação. Esta vive de experiências aleatórias. Introspecção é o seu segundo nome, mas não deixa nunca de olhar e interagir com os outros. ESCS Magazine acabou por ir de encontro com uma das suas paixões - escrever e dar visibilidade ao ambiente escolar.