Informação, Informação

Nobel da Literatura entregue a Bob Dylan

O Prémio Nobel da Literatura 2016 foi entregue a Bob Dylan. A Academia Sueca premiou o músico e compositor norte-americano pelo seu contributo ao criar “novas composições poéticas na tradição da canção americana.

Uma decisão única, aquela que marca a entrega do 113º prémio máximo de literatura. O cantor Bob Dylan é o vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2016 anunciado no passado dia 13 de outubro, em Estocolmo. O músico americano de 75 anos conta com 54 anos de carreira e uma capacidade de se “reinventar”, segundo os jurados.
A distinção deveu-se sobretudo à sua capacidade para criar “novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana”, como referiu a secretária permanente da Academia, Sara Danius. A representante sublinhou ainda o seu caráter “poético”.
No seu currículo constam alguns livros escrito por si como é o caso de Tarântula, de 1966, onde mistura poesia e prosa.
A competir pelo mesmo galardão estavam autores como o japonês Haruki Murakami, o sírio Ali Ahmad Said Esber, o queniano Ngugi wa Thiong’o, entre outros.
Dylan sucede assim à jornalista Svetlana Alexievich, a vencedora do Nobel da Literatura de 2015, autora de obras como “O Fim do Homem Soviético”, “Vozes de Chernobyl” e “A Guerra não Tem Rosto de Mulher”.
O prémio deste ano fica marcado por atrasos na escolha do vencedor, que deveria ter sido anunciado na primeira quinta-feira do mês, e pela morte do escritor italiano Dario Fo, distinguido em 1997.