As eleições do Sport Lisboa e Benfica
No próximo dia 25 de Outubro, realizar-se-ão as próximas eleições para os órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica. São seis os nomes das figuras que encabeçam a direção das candidaturas à presidência dos encarnados: Rui Costa, o presidente em funções, João Noronha Lopes, Luís Filipe Vieira, João Diogo Manteigas, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho.
Este ato eleitoral é, de uma forma clara, o mais concorrido da história da instituição criada por Cosme Damião. Existem candidaturas para todos os gostos. Por um lado, a aposta na continuidade de Rui Costa, por outro, um regresso polémico ao passado protagonizado por Luís Filipe Vieira. Os restantes nomes, exceto João Noronha Lopes, que foi vice-presidente do clube na fase em que este era presidido por Manuel Vilarinho, procuram pela primeira vez um lugar na direção benfiquista.
É factual que o mandato de Rui Costa não foi o mais bem conseguido, principalmente no que diz respeito a títulos ganhos, quer no futebol, quer nas modalidades. No desporto-rei, o Sport Lisboa e Benfica conquistou apenas um Campeonato Nacional, uma Taça da Liga e duas Supertaças Cândido de Oliveira. No entanto, apesar do fracasso a nível interno, o Clube da Luz acabou por fazer boas campanhas na Europa. Chegou por duas vezes aos quartos de final da Liga dos Campeões, uma vez aos oitavos e, na pior época a nível europeu do mandato (23/24), a equipa foi eliminada pelo Olympique de Marseille nos quartos de final da Liga Europa.
Já nas modalidades de pavilhão, o Benfica conquistou a nível de campeonatos nacionais, nos últimos quatro anos, um título de futsal, um de hóquei, três de voleibol e quatro de basquetebol. O andebol, apesar de não ter vencido nenhum campeonato, acabou por conquistar a EHF European League na época de 21/22.

No que diz respeito às sondagens, o candidato que se apresenta como principal alternativa à direção atual é João Noronha Lopes. O advogado e gestor português, de 59 anos, já tinha sido candidato à presidência do Benfica em 2020, nas eleições em que Luís Filipe Vieira iniciava o seu último mandato até ao momento. Noronha apresenta um vasto currículo nas empresas onde esteve inserido, tendo sido mesmo CFO da McDonalds a nível mundial. À semelhança da maioria dos candidatos, JNL defende uma maior retenção de talento no clube, principalmente de atletas da formação, uma maior proximidade aos sócios e, ainda, um modelo financeiro mais sustentável baseado na redução de custos desnecessários.
Seguidamente, João Diogo Manteigas, de 42 anos, foi o primeiro candidato a mostrar o seu projeto para o futuro do Sport Lisboa e Benfica. O advogado especializado em direito desportivo apresenta um programa que entra em rotura com o que a direção atual levou a cabo nos últimos quatro anos. O candidato promete um clube mais eclético e o associativismo e a transparência, juntamente com a retenção de talento já referida, são três dos principais pilares da candidatura “Benfica Vencerá”, que tem tido muito apoio, principalmente dos mais jovens.
Luís Filipe Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica entre 2003 e 2021, que saiu do cargo devido ao facto de ter sido detido no âmbito da operação “Cartão Vermelho”, apresenta-se novamente como candidato à presidência do conjunto vermelho e branco. O antigo presidente da equipa encarnada promete o regresso do Benfica ao passado vitorioso, dado que enquanto órgão máximo da direção do Clube da Luz, Luís Filipe Vieira conquistou 20 títulos no futebol nacional e chegou a duas finais europeias.

Por fim, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho são tidos como os candidatos com menor expressão no seio benfiquista. O primeiro, de 51 anos, é neto de um dos presidentes mais icónicos dos encarnados, Duarte Borges Coutinho, e apresenta um programa associado à reformulação estrutural do clube e à aproximação aos sócios, prometendo um Benfica mais próximo daquilo que era antigamente. Já Cristóvão Carvalho, apresenta-se como um candidato que promete o sucesso europeu, com a conquista de pelo menos uma Liga dos Campeões. A promessa de encetar conversas com os representantes de Jürgen Klopp e a reestruturação financeira do clube apresentam-se como as principais bandeiras do Benfica idealizado pelo advogado de 52 anos.
Fonte da Capa: Sic Notícias
Artigo revisto por: Constança Alves
AUTORIA
Há 19 anos apaixonado por desporto. O João diverte-se bastante a discutir ideias e a escrever sobre vários desportos e tudo aquilo que os envolve, desde questões técnicas até às politiquices. Está no segundo ano do curso de jornalismo e espera conseguir acrescentar algum valor à fantástica equipa da ESCS magazine.

