Atualidade,  Informação

Ataque em Bagdade provoca, pelo menos, 24 mortos

Captura de ecrã 2016-05-1, às 11.39.28Fonte: paraiba.com.br

O ataque aconteceu esta manhã na capital iraquiana e ainda não foi reivindicado por nenhuma organização terrorista.

Uma explosão na capital iraquiana fez, pelo menos, 24 mortos e 39 feridos este sábado, devido a um atentado com um carro-bomba num popular mercado para venda de gado na periferia de Bagdade.

O atentado aconteceu na zona de Al-Nahrauan e atingiu um grupo de peregrinos que se dirigia ao mausoléu xiita do imã Musa Al-Kazim, a propósito do aniversário da sua morte, que teve lugar no século VIII em Bagdade.

O Santuário que se situa no bairro Al-Kazemiya, a norte da capital iraquiana, foi encerrado por motivos de segurança. Esta decisão irá influenciar os planos de celebração religiosa agendados para a semana seguinte. Até terça, esperava-se a circulação de centenas de peregrinos xiitas.

De acordo com a agência espanhola de serviços informativos internacional, EFE, que cita a fonte da polícia local, o ataque, ainda não reivindicado, aconteceu apesar dos desenvolvidos reforços das medidas de segurança por parte das autoridades iraquianas, que cortaram vários caminhos e pontes até à zona de Al-Kazemiya; uma fonte acrescentou ainda que: o número de mortos e feridos ainda não é definitivo e que as investigações continuarão no local, de modo a averiguar-se dados mais concretos.

Por sua vez, o autodenominado Estado Islâmico e a Al-Qaeda têm vindo a assumir a responsabilidade por semelhantes atentados em zonas próximas deste. O mais recente foi na passada segunda-feira, no sudeste de Bagdade, que causou seis mortos e 30 feridos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *