Cinema e Televisão

Café e Gilmore Girls: A dupla perfeita para o outono

Gilmore Girls, a famosa e adorada série dos anos 2000, conta a história de Lorelai e Rory, mãe e filha com paixões inesquecíveis. Criada por Amy-Sherman Palladino, esta série televisiva é repleta de narrativas que encantam o seu público, tornando-a assim um fenómeno cultural e mundial. Ao longo da série, são abordados temas que refletem as dinâmicas familiares, amizades e problemas do dia a dia. Deste modo, é fornecida uma experiência realista e envolvente para quem assiste. 

Depois de ter engravidado aos 16 anos, Lorelai Gilmore vê-se obrigada a sair de casa dos pais, Emily e Richard Gilmore, que não aceitaram a gravidez. Apesar de já apresentarem anteriormente uma relação problemática, a decisão de Lorelai de criar Rory sozinha provocou mais tarde um maior distanciamento na sua família rica e tradicional. Emily e Richard, pertencentes a uma sociedade privilegiada, sentiam-se envergonhados e desapontados com a situação, pois sempre forneceram as melhores oportunidades e tinham grandes expectativas para o futuro de Lorelai.  Anos mais tarde, o destino volta a uni-los quando Rory, adolescente de 16 anos com notas acima da média, é aceite em Chilton, uma escola bastante prestigiada e competitiva. A sua mensalidade vai de encontro com o salário atual de Lorelai, que sem mais opções recorre aos seus pais. O casal Gilmore aceita pagar as propinas da instituição escolar, mas com um pequeno acordo: Lorelai e Rory são obrigadas a comparecer a um jantar semanal com a sua família.

Fonte: All too creative

A história decorre na pequena e acolhedora cidade Stars Hollow, na qual podemos observar um ambiente mágico, especialmente no outono. Esta cidade acaba por apresentar um papel importantíssimo, já que é a base de toda a narrativa, principalmente na casa das protagonistas e no seu restaurante favorito (Luke’s Diner). No decorrer dos episódios, o tempo vai passando e as estações vão sendo representadas visualmente. A primavera representa os últimos episódios de cada temporada e o verão acaba por não ser muito demonstrado, porém quando aparece podemos contemplar os seus elementos. 

No outono, a estação mais adorada nesta série televisiva, observamos ruas repletas de folhas alaranjadas, abóboras por todo o lado e não apenas um cenário, mas sim uma experiência que envolve o público. Esta estação encontra-se associada às mudanças que ocorrem na vida dos personagens, marcando novas oportunidades e histórias, tanto para Rory como para Lorelai. Stars Hollow evidencia cores outonais e festivais que unem a sua comunidade, a sensação de conforto e a estética simples, mas muito especial. É impossível pensar em Gilmore Girls e não pensar no outono. Esta série explora o espírito dos meses anteriores ao inverno e, assim, muitos fãs voltam a assistir nesta época do ano, como se fosse tradição. 

Fonte: Collider

Com uma mistura de comédia e drama, a série transforma a visão que o espectador tem sobre a estação atual. Gilmore Girls permite um sentimento de bem-estar desde o primeiro episódio, prendendo o seu público à tela. Através dos tons quentes e ritmos mais lentos, Stars Hollow faz um contraste com a agitação das personagens, que, nas suas rotinas outonais, têm muito com que se preocupar. Aliás, decorar esta cidade com abóboras e espantalhos não é tarefa fácil. Apresentando um ótimo sentido de humor, a série demonstra os pequenos desentendimentos entre os residentes, sobretudo no que toca às suas decorações. Quem não adora ver o Luke e o Taylor a discutirem sobre este assunto? Gilmore Girls adiciona um brilho ao outono. Cada detalhe, personagem, festival e diálogo são únicos. O que será melhor do que uma tarde outonal, um café quente e Gilmore Girls? 

Fonte da capa: Outtamind

Artigo revisto por Inga Carvalho

AUTORIA

+ artigos

Joana, mais conhecida por Ju, encontra-se no segundo ano de Publicidade e Marketing. Desde pequena, sempre foi viciada em séries televisivas e filmes, já que estes permitem um transporte para outras histórias e realidades. Vê na ESCS Magazine uma oportunidade de juntar estes dois mundos, dos quais tanto adora. O que o futuro reserva? A Joana não sabe, mas vai tentar descobrir.