Música

Carta de Alforria, o novo álbum de Plutonio

João Ricardo Azevedo Colaço, ou Plutonio como o conhecemos, nasceu em 1985 e, aos 39 anos, acaba de lançar o seu quarto álbum Carta de Alforria.

Histórias da minha life lançado em 2013, Preto e Vermelho em 2015 e Sacrifício de 2019, são os nomes dos álbuns anteriores deste rapper de grande renome em Portugal.

As duas primeiras obras de Plutonio foram realizadas numa fase em que este ainda não vivia da música a 100% e Sacrifício: Sangue, Lágrimas e Suor foi, de uma forma clara, o projeto que permitiu a ascensão deste grande rapper ao patamar em que o mesmo se encontra hoje em dia, o estrelato.

Além disso, Plutonio sempre foi conhecido pela sua versatilidade na música associada ao facto de ter a capacidade de se conseguir enquadrar perfeitamente em músicas com os mais diversos temas, desde o amor até à intervenção.

Carta de Alforria, é considerado o álbum de consolidação no topo do rapper criado no Bairro da Cruz Vermelha, que tanto menciona nas suas obras. Na música que inicia este projeto País das Maravilhas, o cantor acaba por referir a grande mensagem que quer passar para o público “um homem pode não saber p’ra onde é que ele vai, mas ele tem que saber de onde é que vem”.

Fonte: Observador

Temas como Perguntam Como e FDP demonstram o lado mais associado à cultura afro, e músicas como Casa Melhor e Deserto abordam a evolução do rapper, que, passou de fazer músicas só para os amigos do Bairro da Cruz Vermelha, para passar a fazê-la, para um grande público, nas maiores salas do país.

Fonte: Everything Is New

Nesta fase da carreira, Plutonio apesar de não ter colaborações com outros cantores, trabalhou com diversos produtores, de nacionais a estrangeiros, aproveitando as vertentes de cada um para este álbum de consagração, que temos a oportunidade de ver ao vivo no dia 28 de Fevereiro e no dia 3 de Março, de 2025, no Meo Arena, ter a melhor qualidade possível.

O artista é, claramente, um nome consagrado no hip-hop lusófono e o lançamento do seu quarto álbum Carta de Alforria veio confirmar aquilo que já se esperava:  mais uma grande obra deste rapper.

A qualidade expressa não só nos álbuns anteriores, como também na mixtape Ordem e Progresso e na triologia Pão na Mesa continuou, de uma forma clara, em evidência neste novo álbum.

Será Carta de Alforria o melhor álbum português de 2024?

Fonte da Capa: Expresso

Artigo revisto por: Joana Gonçalves

AUTORIA

+ artigos

João Almeida, nasceu em Lisboa e está, atualmente, no primeiro ano de jornalismo.
A comunicação foi sempre uma área que o conseguiu cativar. A área do desporto, em particular, está presente na sua vida desde tenra idade, é atleta federado de andebol há 10 anos e o trabalho em equipa sempre teve uma grande preponderância na sua vida.
A entrada na ESCS magazine representa um desafio para o qual está bastante motivado, devido ao facto de esta possuir diversos departamentos relacionados com vários tópicos que estão muito presentes no seu quotidiano, como a música e o desporto, já referido anteriormente.