Literatura

Como os livros de saúde mental têm ganho destaque nos últimos anos

A saúde mental tem ganho cada vez mais destaque nos últimos anos e constitui um dos maiores desafios à saúde pública, pois é uma componente fundamental do bem-estar dos indivíduos. Devido a isto, tornou-se cada vez mais normal que a media aborde a saúde mental, e os livros não escapam a este fenómeno.

Os livros que se encontram nas categorias de Psicologia, Psiquiatria e Autoajuda, ou seja, livros sobre a saúde mental, destacam-se cada vez mais nas listas dos mais vendidos. Alguns exemplos disso são Religião, Psicopatologia e Saúde Mental, Saúde Mental na Escola, Boas Práticas em Saúde Mental Comunitária, Psiquiatria, Saúde Mental e a Clínica da Impulsividade, Instrumentos de Avaliação em Saúde Mental e Problemas de Saúde Mental em Crianças e Adolescentes

O sucesso dos livros de Psicologia, Psiquiatria e Autoajuda também se deve muito ao crescimento do mercado dos livros, que vê um aumento de vendas cada vez maior, sendo Portugal o país europeu onde mais se vendem. Segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), entre julho e setembro de 2024 foram vendidos mais de 3 milhões de livros, o que representa um crescimento de 3,7% comparado ao mesmo período do ano anterior. Este crescimento traduz-se em mais 50 milhões de euros. Para além do crescimento deste mercado, mais livros estão a ser publicados. No mesmo período analisado anteriormente, foram publicados 2535 livros novos, portanto 27.5 livros por dia, mais 395 do que no mesmo período do ano passado.

Não só o mercado dos livros está em crescimento, como também o mercado de wellness, que tudo aponta para que atinja os 6,5 mil milhões de euros em 2025, onde se encontram os livros de autoajuda. Assuntos como o sono, a alimentação e as atividades de lazer têm estado a ganhar cada vez mais relevância, uma vez que, ultimamente, as pessoas ganharam uma maior consciência da necessidade de equilíbrio e, com isto, os consumidores deste mercado tornam-se cada vez mais exigentes. Os produtos associados à qualidade de vida, como experiências transformadoras, cursos de coaching, aplicações de bem-estar, alimentos saudáveis, produtos sustentáveis e os livros de autoajuda têm registado uma procura cada vez maior. 

Outra possibilidade do porquê deste género de livros estar a crescer cada vez mais é o aumento do número de casos de pessoas com problemas mentais. Este aumento verifica-se em toda a sociedade ocidental, sendo em Portugal onde se encontra uma das prevalências mais altas da União Europeia, afetando cerca de 22% da população (2,25 milhões de indivíduos).

Fonte: Wook
Fonte: Fnac
Fonte: Fnac

Entre os livros mais vendidos de autoajuda de 2024 estão Mais Esperto que o Diabo, de Napoleon Hill, Hábitos Atómicos, de James Clear, e Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie, sendo este último o mais bem sucedido da história da literatura motivacional. 

O livro Mais Esperto que o Diabo, de Napoleon Hill, responde a várias perguntas sobre a mente do Diabo, como quem é o Diabo, onde é que ele habita e quais são as suas principais armas. As perguntas e as suas consequentes respostas têm como intuito ajudar o leitor a descobrir o seu potencial máximo. O autor mostra as armadilhas mentais que os próprios leitores criam, sabotando a sua própria liberdade e o direito de viver uma vida alegre, livre e cheia de desafios. Apesar de o livro ter sido escrito em 1938, até hoje é visto como uma fonte de inspiração e coragem pelos seus leitores. 

Já James Clear, no seu livro Hábitos Atómicos, escreve sobre como as pessoas normalmente tornam as suas ambições irrealistas de cumprir logo, não se apercebendo de que as grandes mudanças surgem de centenas de pequenos atos. Neste livro revolucionário o autor ensina como usar esses pequenos atos para conseguir resultados extraordinários, usando o melhor que a Psicologia e a Neurociência têm para ensinar. 

Quanto ao livro mais bem sucedido da história da literatura motivacional, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie defende que o sucesso muito pouco tem a ver com conhecimento profissional e sim com o relacionamento pessoal. Então, neste livro o autor ensina ao leitor como lidar com pessoas, como fazer essas mesmas gostarem do leitor, como convencê-las a fazer/dizer/acreditar em algo e como liderar. 

Com a normalização crescente da saúde mental na media, tens o dever de te informares bem, utilizando fontes dignas, como livros escritos por psicólogos e psiquiatras. É também importante relembrar que, mesmo dentro destes géneros, há diferentes tipos de escrita e diferentes níveis de bases e domínios, pelo que deves escolher o mais indicado para ti. 

Artigo corrigido por Beatriz Morgado

Fonte de capa: Penguin Livros

AUTORIA

+ artigos