Atualidade,  Informação

Conselho de Segurança da ONU aprova negociações de paz para a guerra na Síria

Captura de ecrã 2015-12-21, às 16.56.19

Na noite passada, os membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovaram unanimemente uma resolução que define qual o roteiro que as potências internacionais devem seguir para se implementar a paz na Síria.

Nesta resolução, ficou decretado que a ONU tem de apresentar ao Conselho de Segurança diversas propostas que permitam a monitorização de um cessar-fogo dentro do espaço de um mês. Este documento aprovou ainda o calendário que fora previamente aprovado num plano negociado em Viena, que visava início de negociações entre o Governo Bashar Al-Assad e a oposição. Este calendário de dois anos procura estabelecer um Governo de unidade nacional e convocar eleições.

A resolução determinou que as negociações entre o Governo e a oposição deviam começar no início de janeiro, mas não avança com nenhuma informação acerca do destino do presidente Bashar Al-Assad, dado que as potências mundiais, nomeadamente os Estados Unidos e a Rússia, têm posições divergentes acerca deste assunto.

Embora se esteja a elaborar planos cessar-fogo para acabar com a guerra na Síria, que já dura há cinco anos e fez mais de 250 mil mortos, as ações contra ataques terroristas, essencialmente do Estado Islâmico, vão continuar em prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *