Cinema e Televisão

Dia Mundial da Dança: que filmes deves assistir?

O significado de “dança” vai muito mais além de expressão artística: pode ser vista como entretenimento, como desenvolvimento da criatividade e como uma importante forma de comunicação. No dia 29 de abril celebra-se o Dia Mundial da Dança. 

Para aqueles que adoram dançar, ou que preferem ficar no sofá a ver os outros bailar, segue-se uma lista com vários filmes para celebrarem este dia tão especial.

Dirty Dancing

Ano de Lançamento: 1987

Duração: 1 hora e 37 minutos

Fonte: IMDb

Protagonizado por Jennifer Grey, como Frances, e Patrick Swayze, como Johnny, é um dos filmes mais conhecidos e vistos no mundo da dança. Frances, na esperança de aproveitar o último verão da sua adolescência, fica dececionada quando descobre que vai passar o verão de 1963 com os pais num resort em Catskills – mas toda essa deceção termina quando conhece Johnny, o instrutor de dança do resort. Quando se tornam parceiros de dança, acabam por se apaixonar um pelo outro.

Barbie e as Sapatilhas Mágicas

Ano de Lançamento: 2013

Duração: 1 hora e 15 minutos

Fonte: IMDb

Este é um dos muitos filmes da Barbie que sempre fez sucesso, especialmente no ballet. A Barbie ganha o nome de Kristyn, uma bailarina que, quando calça um par de sapatilhas rosa, viaja para o imaginário mundo do ballet, onde todos os seus sonhos se tornam realidade. Kristyn deve dançar as clássicas peças de ballet, Giselle e O Lago dos Cisnes, de modo a derrotar a Rainha das Neves.

Into the Beat

Ano de Lançamento: 2020

Duração: 1 hora e 38 minutos

Fonte: IMDb

Este filme original da Netflix é protagonizado por Alexandra Pfeifer, como Katya, e Yalany Marschner, como Marlon. Katya é uma jovem bailarina que sonha ser selecionada para a academia de ballet de Nova Iorque. Por acidente, conhece um incrível grupo de dançarinos de hip-hop e rapidamente se apaixona pelo estilo de um dos bailarinos, Marlon. Ela terá de escolher entre o seu sonho e o do seu pai: que a filha seja uma grande bailarina, algo que ele não conseguiu devido a uma lesão.

Step Up

Ano de Lançamento: 2006

Duração: 1 hora e 43 minutos

Fonte: IMDb

Step Up é uma franquia de seis filmes sobre dança que lançou muitos artistas para o mundo do cinema. Protagonizado por Channing Tatum, como Tyler Gage, e Jenna Dewan, como Nora Clark, conta a história de um rapaz problemático que tem de fazer trabalho comunitário numa escola de artes. Tyler conquista Nora, uma talentosa bailarina que está a tentar misturar passos de hip-hop e ballet. Esta é a história inicial que dá origem a várias sequelas.

Honey 

Ano de Lançamento: 2003

Duração: 1 hora e 34 minutos

Fonte: IMDb

Protagonizado por Jessica Alba, como Honey Daniels, esta é uma trilogia de dança que fala sobre determinação e coragem para tomar decisões arriscadas. Honey é uma dançarina de hip-hop que sonha tornar-se uma coreógrafa de videoclipes. Enquanto o seu sonho não se realiza, Honey ensina hip-hop a jovens sem-abrigo da sua localidade com o objetivo de os retirar das ruas perigosas. Até ao dia em que Honey é convidada a realizar o seu maior sonho.

Work It

Ano de Lançamento: 2020

Duração: 1 hora e 33 minutos

Fonte: Refinary29

Sabrina Carpenter é Quinn Ackerman, uma jovem dedicada aos estudos com o objetivo de entrar na mesma faculdade em que o pai entrou. Percebe que a única forma de entrar será ao tornar-se dançarina e participar numa competição de grupos de dança. Ao mesmo tempo, tenta convencer o famoso dançarino Jake Taylor, interpretado por Jordan Fisher, a coreografar a sua equipa, mas acaba por se apaixonar por ele.

Center Stage

Ano de Lançamento: 2000

Duração: 1 hora e 55 minutos

Fonte: Espalha-Factos

A história foca-se num grupo de bailarinos que lutam por um lugar de destaque na escola de ballet. Defrontam-se com a dificuldade da juventude, com o estudar, com o apaixonar-se e com o dedicar-se às aulas de dança com o objetivo de se tornarem os melhores. Jody Sawyer, interpretada por Amanda Schull, tem talento mas uma péssima técnica; a energética Eva Rodriguez, Zoë Saldaña, não possui a melhor comunicação com os seus professores e Maureen Cummings, que ganha vida através de Susan May Pratt, tem dificuldades em lidar com os altos e baixos das suas emoções de modo a não interferir com o seu empenho no ballet.

Feel the Beat

Ano de Lançamento: 2020

Duração: 1 hora e 47 minutos

Fonte: AdoroCinema

Sofia Carson interpreta April Dibrina, uma dançarina residente de Nova Iorque que sempre sonhou em atuar na Broadway e que se depara com dificuldades em alcançar o seu sonho. Volta à sua cidade natal para treinar um grupo de crianças para uma competição de dança, mas acaba por se apaixonar por um antigo amor. Agora, tem de tomar uma das maiores decisões da sua vida: ajudar os mini bailarinos ou seguir o seu sonho.

Fonte da capa: SAPO Mag

Artigo revisto por Natacha Mexia

AUTORIA

+ artigos

A Mariana está no terceiro ano da licenciatura em jornalismo e consecutivamente no terceiro na magazine. A Mariana é uma pessoa com uma imaginação para além da média, muitos dizem que anda sempre com a cabeça na lua. Para além de dançar ser o seu plano favorito e o que deseja para o futuro, gosta muito de ficar em casa a ver séries e filmes. A Mariana adora escrever, desde pequena que a escrita a apaixona. A magazine, em especial as editorias de Cinema e Televisão e Artes Visuais e Performativas, são a forma de ela poder escrever sobre o que lhe apaixona e mostrar o seu ponto de vista sobre os respetivos temas. A magazine tornou-se uma família para mim!