Capital

DocLisboa. A mostra da vida selvagem do cinema

Se pensas que documentários são só as produções da BBC, que passam na SIC ao fim-de-semana, estás enganado. O cinema documental está vivo e de boa saúde e “em Outubro, o mundo inteiro cabe em Lisboa”, tal como diz o slogan deste festival.

Chegámos em cima da hora ao cinema São Jorge. A ante-estreia do filme “Fado Camané” era o mote para a noite. À chegada, a primeira surpresa: a sala estava cheia. Algo que nunca imaginei num festival de cinema documental. Curiosos, amantes da Canção de Lisboa, do documentário, ou simples interessados na cultura portuguesa faziam fila para entrar na sala.

A película que mostrava a história da gravação do álbum “Sempre de Mim”, editado em 2008, teve direito a sala cheia e à presença da tua Magazine. Inteiramente filmado a preto e branco, e com o álbum como banda sonora, fomos convidados a partilhar momentos de intimidade com o fadista ao longo dos 72 minutos do documentário. Parte do filme eram também as conversas sobre fado, com José Mário Branco e com os músicos, que intervalavam cenas das gravações de estúdio. A não perder.

Na esplanada do São Luís, acabámos por ter uma conversa informal com Camané. Tinha saído da sala a meio da projecção. “Já o vi muitas vezes, até já o sei de cor”, usou como justificação enquanto fumava o seu cigarro. Falou-nos com agrado do trabalho final, mostrando-se muito feliz com o trabalho de Bruno de Almeida, o realizador. “Está lá tudo, formam bons tempos de estúdio e em filmagens, é bom ficar com um registo”. As críticas ao documentário foram muito positivas, dando ao realizador bons indícios para a ronda no circuito comercial, com estreia marcada para esta semana.

O DocLisboa chegou este ano à 4ª edição e parece ter vindo para ficar. Com muitos convidados internacionais, o mundo está mesmo em Lisboa! O documentário já não é das elites, mas sim a vida real num ecrã de cinema. Muito mais do que qualquer filme de acção, é isso que realizadores, produtores, críticos e autores vêm mostrar na nossa capital. Culturgest, Cinema City, Cinemateca e São Jorge são os locais onde decorre esta edição do DocLisboa. Para ver, conhecer e debater até dia 26 de Outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *