Donald Trump e Kim Jong Un vão voltar a reunir-se

Um comunicado da Casa Branca confirmou que Donald Trump e Kim Jong Un vão reunir-se em fevereiro. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo e o vice-presidente norte-coreano, Kim Yong Chol, estiveram reunidos esta sexta-feira no âmbito da preparação deste encontro. A ONU espera que nesta cimeira avancem as negociações para a desnuclearização da Coreia do Norte.

A reunião com o vice-presidente norte-coreano foi “muito positiva”, segundo Mike Pompeo. O secretário de Estado norte-americano e Donald Trump reuniram-se com Kim Yong Chol para discutirem as relações entre ambos os países e os avanços para a desnuclearização da Coreia do Norte. Kim Yong Chol entregou ainda uma carta do líder norte-coreano a Trump.  

Neste encontro ficou confirmada uma cimeira, no fim de fevereiro, entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte. O comunicado da Casa Branca não revelou mais detalhes, mas esclarece que a data exata e o local da cimeira seriam revelados noutra altura.

António Guterres afirmou que é necessário garantir que as negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte realmente comecem. Ainda numa conferência de imprensa, na sede das Nações Unidas, esclareceu que é preciso definir um plano para a desnuclearização da península norte-coreana.

A Coreia do Norte já tinha cancelado um encontro em novembro passado, deixando as negociações sem solução. Para além de interromper as negociações, recusou-se a dar informações sobre instalações e material nucleares. Pyongyang também tem pedido o fim das sanções económicas por parte dos Estados Unidos, antes de avançar com quaisquer medidas.

Corrigido por: Beatriz Pardal

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *