Cinema e Televisão

E Depois do Fim? – A Luta Contra o Femicídio

No dia 20 de dezembro, um grupo de estudantes do 3.º ano do curso de Audiovisual e Multimédia da ESCS apresenta E Depois do Fim?, um documentário transmedia que aborda o femicídio e as suas devastadoras consequências psicológicas, sociais e humanas. Mais do que uma análise a este crime cruel, esta obra é um apelo urgente à reflexão, à empatia e à mobilização para uma mudança. Esta obra convida-nos a ir além das estatísticas, de modo a reconhecer as histórias e vidas por detrás desta dura e inaceitável realidade.

A História

Femicídio, definido como o assassinato de mulheres motivado pelo género, é uma das formas mais extremas de violência de género. Para além das vidas perdidas, existem sobreviventes cujas histórias raramente são contadas. É precisamente a partir deste silêncio que surge E Depois do Fim?, um documentário que visa dar visibilidade a estas mulheres. Ao humanizar as vítimas e destacar o impacto deste crime, a obra não só revela a gravidade da questão, como relembra a importância de ouvir, compreender e agir.

O documentário explora os efeitos imediatos deste crime, assim como os seus múltiplos desdobramentos. Aborda temas como o facto de os meios de comunicação poderem tratar destes casos de forma sensacionalista, a ineficácia das leis em proteger as mulheres e a forma como o femicídio afeta não só as vítimas diretas, mas também os seus familiares, amigos e toda a sociedade feminina. Uma das intenções desta produção é ultrapassar a visão de que a vítima é apenas um número, colocando o foco nas sobreviventes e apresentando-as como pessoas com histórias, opiniões, personalidades e vozes que merecem ser ouvidas.

A obra visa, assim, transmitir a necessidade urgente de sensibilizar e envolver a sociedade na luta contra o femicídio. Destaca a importância de incentivar os espectadores a aprofundarem o seu conhecimento sobre o tema e a assumirem um papel ativo na prevenção e no apoio às vítimas. Através da educação, do ativismo e do apoio a organizações dedicadas a esta área, E Depois do Fim pretende não apenas consciencializar, mas também contribuir para a construção de um futuro mais seguro e igualitário. Este sublinha a importância de todos participarem na transformação social, tornando-se aliados na defesa dos direitos das mulheres e na erradicação da violência de género.

Fonte: Manuella Pereira (Manu)

Mais do que um simples projeto académico, E Depois do Fim? é um despertador de consciências, uma janela para a dura realidade do femicídio e das suas consequências. Este documentário ultrapassa o âmbito de um trabalho universitário, ao emergir como um espelho da sociedade e das suas fragilidades, refletindo os desafios e as injustiças ainda vividas por tantas mulheres.

De forma impactante, E Depois do Fim? convida o público a encarar um problema que muitas vezes é ignorado. É um apelo para que, enquanto sociedade, façamos mais e sejamos melhores.

Nem Mais Uma – Porque Viver é Um Direito!

Fonte da capa: Manuella Pereira (Manu)

Artigo revisto por Inga Carvalho

AUTORIA

+ artigos

Marta Reis uma jovem de 18 anos está a embarcar na sua jornada universitária, no primeiro ano da licenciatura de Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Desde cedo o “bichinho” da leitura despertou-lhe uma paixão que só tem vindo a aumentar ao longo dos anos, alimentando igualmente o seu amor pela escrita. Fascinada por filmes antigos, Marta gosta de se perder nos clássicos, especialmente nos romances. A esta nova jornada junta também o início de uma aventura na ESCS Magazine, onde pretende aprimorar a sua escrita, como também partilhar tudo aquilo que mais lhe apaixona.