Música

Em 2024 vivemos a nossa “pop queens era”. O que esperar de 2025?

2024 destacou-se como um ano dinâmico e transformador na esfera global da música. Com lançamentos de álbuns há muito esperados, tours espetaculares e colaborações surpreendentes, esta foi uma época em cheio para a indústria musical.  As expectativas não podiam estar mais altas para 2025 e novos momentos musicais que prometem mais uma vez redefinir a experiência musical.

Os álbuns coroados de 2024

Taylor Swift – The Tortured Poets Department (TTPD)

Taylor Swift lançou The Tortured Poets Department (TTPD), um álbum profundamente introspetivo e cheio de inovações sonoras. Este álbum explora um som mais “alternativo”, que mistura elementos de indie folk e synth-pop com letras carregadas de emoção e melancolia. Marca uma nova fase na carreira de Swift, afirmando-a como uma das maiores artistas pop e melhores compositoras do século XXI.

Billie Eilish – HIT ME HARD AND SOFT

Billie Eilish lançou seu terceiro álbum, HIT ME HARD AND SOFT, que rapidamente ascendeu ao topo dos charts. O álbum destacou-se pelo uso de vários géneros musicais, incluindo eletrónica, com um toque de elementos de jazz. Todas as músicas do álbum entraram no Billboard Hot 100, demonstrando a influência contínua de Eilish na música.

Charli XCX – Brat

Tivemos um brat summer. Charli XCX lançou Brat, um álbum experimental que mistura pop industrial, eletrónica, trap e elementos punk com letras provocadoras e um som “raw”. Aclamado pela crítica, o projeto reforçou a sua posição como uma das artistas mais inovadoras do pop

Fonte: Zenni Optical
Sabrina Carpenter – Short n’ Sweet

Lançado em 2024, Short n’ Sweet marcou a evolução artística de Sabrina Carpenter, com uma abordagem mais madura. O álbum mistura pop com influências de R&B, com músicas que exploram temas como o amor, autodescoberta e as complexidades da vida adulta, num tom mais sexy do que os seus projetos anteriores. O single Espresso tornou-se a música mais ouvida em 2024 no Spotify, afirmando a sua capacidade de se reinventar e chegar a cada vez mais fãs. 

Beyoncé – COWBOY CARTER

Beyoncé surpreendeu o mundo com o lançamento de COWBOY CARTER, um projeto ousado, inspirado pelas raízes culturais do sul dos Estados Unidos, que destaca a versatilidade artística da artista. Este álbum é a segunda parte de uma trilogia de projetos musicais iniciados durante a pandemia, que começou com Renaissance.

Fonte: Teen Vogue

As Tours do Ano

Taylor Swift – The Eras Tour 

A The Eras Tour de Taylor Swift percorreu o mundo com espetáculos épicos que recapitulam toda a sua carreira, desde os seus primeiros álbuns até os lançamentos mais recentes, como TTPD, que fizeram de cada concerto um autêntico momento de storytelling. A tour foi um dos maiores sucessos musicais, esgotando arenas por todo o mundo.

Fonte: Sic Notícias
Olivia Rodrigo – Guts World Tour

Após o sucesso de SOUR, Olivia Rodrigo continuou em alta em 2024 com a Guts World Tour. Esta foi uma verdadeira explosão de energia e emoção, com a cantora a apresentar faixas do novo álbum, como Vampire, além de sucessos do seu álbum anterior. 

Sabrina Carpenter – Short n’ Sweet Tour 

Sabrina Carpenter iniciou a Short n’ Sweet Tour em 2024, promovendo o seu novo álbum homónimo. A tour destacou-se pelas suas performances energéticas e interativas, com momentos divertidos, como no final da noite quando “prende” um fã por ser “too hot”. 

Fonte: Reddit
Charli XCX e Troye Sivan – Sweat Tour 

Em 2024, Charli XCX e Troye Sivan uniram forças na explosiva Sweat Tour, uma celebração vibrante do pop contemporâneo e da energia das pistas de dança. A tour trouxe duetos, como a inédita 1999, além de sucessos individuais, numa produção visual futurista com cenários inovadores e outfits arrojados. 

Chappell Roan – The Midwest Princess Tour 

Chappell Roan também fez as malas para a segunda parte da The Midwest Princess Tour em 2024. Esta tour foi um marco na sua carreira, com performances de músicas icónicas deste ano, como HOT TO GO! e Good Luck, Babe!. Com uma estética visual que misturava o glam e o drag, Roan encantou o público com a sua poderosa presença no palco.

Expectativas para 2025

No próximo ano algumas das tours de 2024 vão continuar, com artistas como Sabrina Carpenter, Billie Eilish e Olivia Rodrigo a pisar os palcos por todo o globo. No entanto, 2025 promete ser um ano repleto de regressos aguardados. 

Regressos aos palcos

Em 2025, a tão aguardada reunião dos Oasis promete ser um dos maiores eventos musicais do ano, marcando o regresso de uma das bandas mais icónicas da história do rock britânico. Após anos de rumores e tensões entre os irmãos Gallagher, a banda finalmente anunciou uma série de concertos que prometem ser uma celebração nostálgica e eletrizante.

Fonte: Live Nation Entertainment

Existem também rumores que Adele, após anunciar uma pausa prolongada, poderá anunciar novas datas para concertos após o sucesso estrondoso da sua residência em Las Vegas. Também Beyoncé poderá vir a expandir a sua Renaissance World Tour, ou anunciar uma tour para Cowboy Carter. Já Rihanna, após um longo hiatus e anos de especulação, poderá regressar à música em 2025. 


O ano de 2024 foi, sem dúvida, o ano das pop queens, com artistas como Taylor Swift, Beyoncé, Charli XCX, Sabrina Carpenter e Billie Eilish a dominar as charts e a cativar audiências globais. O ano consolidou o seu legado na indústria musical, enquanto 2025 promete ser mais um ano de momentos inesquecíveis, com as expectativas altas para novos lançamentos e o regresso de grandes nomes como Rihanna, Adele e Oasis.

Fonte da capa: Observador – Rodrigo Mendes

Artigo revisto por: Liliana Braz

AUTORIA

+ artigos

Embora esteja (ligeiramente) mais perto dos 30 do que dos 3, a Beatriz nunca passou da idade dos porquês. A sua curiosidade inata é o que a faz interessar-se por mil e um temas, podendo ficar horas a falar sobre qualquer assunto (se não a mandarem calar). Não troca nada deste mundo por um bom café acompanhado de uma conversa que a faça pensar. Entrou para a ESCS Magazine com o desejo de reavivar a paixão pela escrita, algo que cultiva desde a infância, e para continuar a satisfazer o seu amor por conversas intermináveis, agora traduzidas em texto.