Desporto

Encarnadas conquistam todos os troféus nacionais – pleno

Foi no dia 19 de maio que o Benfica completou a conquista dos quatro troféus nacionais no futebol feminino. Terminou a época de futebol feminino com uma revelação na final da Taça de Portugal, onde defrontou contra o Racing Power no Estádio Nacional, e venceu por quatro bolas a uma. Desde a temporada 18/19 que o clube glorioso não vencia uma Taça de Portugal, tendo esta época conquistado a segunda do seu palmarés.

Conquista da Taça de Portugal
Fonte: Observador

As decisões cruciais tinham, até ao momento, sido definidas em dérbis entre o Benfica e o Sporting, até que a equipa do Seixal, fundada em 2020, se sagrou protagonista nesta finalíssima.

O que seria para o Racing Power uma primeira conquista em peso foi para as encarnadas o encerramento glorioso da melhor época de sempre. Tanto as finais da Taça da Liga como as da Supertaça foram contra o Sporting Clube de Portugal, que acabaram em chave de ouro para o clube da 2.ª circular.

Supertaça
Fonte: CNN Portugal

 Nos encontros para o Campeonato, as rivais verdes e brancos saíram sorridentes ao vencerem por três a um em ambos, sendo que a partida no Estádio da Luz foi a primeira derrota em casa das águias, naquele que foi o jogo que bateu o recorde de mais público.

Além de fazer uma dobradinha e um pleno, o clube encarnado foi a primeira equipa portuguesa a alcançar os quartos de final da Champions League feminina, logo na sua quarta participação na principal competição de clubes europeus. Trata-se de uma prova da evolução do futebol feminino em território nacional, do qual a equipa de Filipa Patão tem sido uma das maiores impulsionadoras.

O marco atingido pelas Benfiquistas mostra um grande progresso, visto que nas duas épocas anteriores se ficaram pela fase de grupos. Em 2019/20 foi a primeira vez que um clube português passou da fase preliminar nesta competição, mas o Sporting de Braga caiu logo na primeira eliminatória contra o Paris Saint-Germain; Em 2020/21 o mesmo aconteceu com o Benfica, desta vez contra o Chelsea. Finalmente, nas duas épocas seguintes, a equipa encarnada ganhou acesso à fase de grupos, onde fez quatro pontos na primeira participação, seis na segunda e nove na terceira, em que atingiu os quartos de final e acabou por perder contra o Lyon por 2-1 na primeira mão e por 4-1 na segunda mão em França.

Benfica na Champions
Fonte: SIC Notícias

A conquista do pleno e a chegada aos quartos de final da Champions Feminina não apenas solidifica a posição do Benfica no cenário nacional, mas também chama a atenção internacional, contribuindo significativamente para a valorização e o crescimento do futebol feminino em Portugal e no Mundo.

Fonte da capa: SL Benfica

Artigo revisto por Julia Gibelli

AUTORIA

A Ainoa desde pequena viveu muito perto do desporto, apesar de não ser muito amiga para o praticar, sempre adorou tudo o resto que tem a ver com o assunto! É aluna do segundo ano da licenciatura de Relações Públicas e Comunicação Empresarial mas sempre teve um bichinho pelo jornalismo desportivo, mais precisamente pelo futebol. Viu na ESCS Magazine uma oportunidade para experimentar a sua veia jornalística. A Ainoa é aquela pessoa que não sabe dizer que não a desafios e gosta de fazer demasiada coisa ao mesmo tempo, nada melhor acrescentar a Magazine à sua to do list ;).