Mundo Académico

ESCS: Onde o Desporto não fica como suplente

A entrada no ensino superior é, para muitos estudantes,  sinónimo do fim da prática regular de atividade física e, com o fim da obrigatoriedade da disciplina de educação física, acredita-se que, na universidade, o desporto não é uma constante.

Porém, na ESCS, isso revela-se uma exceção!

Na semana passada, esta Universidade, graças à Associação de Estudantes, deu-nos um cheirinho  daquilo que o desporto significa para a Instituição.

A “Semana do Desporto” durou quatro dias, nos quais se realizaram torneios de Basquetebol, Voleibol, FIFA, Matraquilhos e Futsal. Estes jogos mostraram aos Caloiros e demonstraram aos Veteranos que o espírito de cooperação, integração, competitividade e, acima de tudo, de amizade, está sempre presente entre os  estudantes escsianos.

Fonte: Desporto AEESCS (Torneio de futsal – Semana do Desporto)

Por outro lado, durante o ano, isto é, ao longo do período letivo, existe o “desporto escolar”. Durante a escola básica e secundária, obviamente, temos a disciplina de educação física, mas sempre nos foi proporcionado a participação num desporto à nossa escolha. Eu sou suspeita: praticar Voleibol na escola sempre foi uma escolha minha e, quando acabou o secundário pensei que, infelizmente, essa opção já não estava incluída nos meus planos futuros. No entanto, quando entrei na ESCS descobri que poderia continuar a praticar Voleibol, o que fez com que ficasse com cada vez mais certezas em relação à minha escolha.

Modalidades como Voleibol, Natação, Basquetebol, Futebol e Futsal fazem com que a Escola Superior de Comunicação Social tenha também uma vertente desportiva.

Todos os desportos têm treinos no polidesportivo, à exceção da Natação que, mesmo não tendo treinos, não deixa de participar nos torneios entre escolas, organizados pela Federação Académica do IPL.

Fonte: Desporto AEESCS (Jogo de voleibol contra a NOVA)

De facto, conciliar a vida de estudante-atleta é algo que requer muito trabalho e esforço. Desde pagar propinas e alojamentos, até à falta de tempo devido aos transportes, aos estudos e às festas, muitos estudantes deixam de praticar o desporto de que gostam. Porém, aqui, ao haver a possibilidade da prática desportiva, não existe apenas uma maior acessibilidade, praticando o desporto de graça e na escola em si. Existe  também uma maior flexibilidade uma vez que são feitos horários para os desportistas mediante a disponibilidade da equipa.

Para quem achou que na universidade era impossível continuar ativo(a) com tanta facilidade, deixo-vos aqui um  conselho que eu própria aprendi: A liberdade que o desporto proporciona  não tem que ser restringida. A universidade não tem que ser necessariamente o fim da prática desportiva, mas pode ser sim um novo começo. E, na ESCS, é possível formar uma nova família: o laranja e preto!

Fonte: Desporto AEESCS (Jogo de fustal contra a AEISCAL)

Imagem de destaque: Desporto AEESCS (Jogo de fustal contra a AEFCT)

Artigo revisto por: Diogo Bértola

AUTORIA

+ artigos

A Matilde é uma estudante do 1º ano de Jornalismo que sempre teve muito apego pela escrita. Desde escrever no seu diário até às suas primeiras tentativas de escrever livros em pequena, agora procura partilhar a sua paixão com os outros.
Apaixonada por viajar e conhecer o mundo, sonha viver no estrangeiro mas, acima de tudo, quer aproveitar tudo o que a vida lhe dará, cheia de aventuras e histórias para contar aos filhos.
É muitas vezes descrita como competitiva, adora desporto e esforça-se por dar o melhor de si em cada coisa que faz. Assim, a Magazine surgiu como uma oportunidade para fazer aquilo de que gosta, demonstrar a sua dedicação, e aprender e arriscar sem receios.