Música

Grammy Awards 2015

Foi no passado dia 8 de fevereiro que pudemos assistir à 57.ª entrega de prémios na indústria musical. A cerimónia realizou-se no Staples Center em Los Angeles, e o apresentador foi, pela quarta vez, o Rapper LL Cool J. A noite foi recheada de momentos emocionantes, inesperados e performances incríveis. Vamos recordá-los…

11001054_921029231240573_2072643939_o

Os mais falados desde as indicações aos Grammys foram Beyoncé, Sam Smith e Pharrell Williams, que arrecadaram seis nomeações cada um. No final da noite, Sam Smith foi o grande vencedor, com quatro Grammys (Melhor novo artista; Gravação do ano e Canção do Ano para Stay with me e Melhor Álbum Pop para In the Lonely Hour), seguido de Beyoncé e Pharrell, que levaram três Grammys para casa.

Beck também ficou surpreendido nesta noite, quando venceu nas categorias de Álbum do Ano com Morning Phase (quando todos pensavam que seria Beyoncé a merecer o gramofone) e Melhor Álbum Rock.

A noite também foi marcada por vários duetos e trios. É importante destacar o trio composto por Paul McCartney, Kanye West e Rihanna, que apresentou uma das performances mais elogiadas, com o tema FourFiveSeconds. A dupla Tony Bennett e Lady Gaga, que lançou um álbum de duetos de jazz, cantou e encantou com a música Cheek to Cheek, onde Lady Gaga mostrou o seu lado mais elegante e Tony um lado mais arrojado. John Legend ao piano e o rap de Common criaram das actuações mais arrepiantes da noite, com o tema Glory, do filme “Selma”. Sam Smith e Mary J. Blige cantaram o tema Stay with me, com muito soul, que contagiou toda a gente presente. Outro dos duetos apresentados foi de Hozier acompanhado pela voz de Annie Lennox, ao interpretarem Take me to the church e I put a spell on you.

Muitos artistas também se destacaram com performances a solo, como foi o caso de Beyoncé, que interpretou Take My Hand Precious Lord, um clássico de Thomas Dorsey, acompanhada do coro Gospel, mostrou (mais uma vez) o incrível alcance da sua voz. Madonna apresentou o seu novo singleLiving for love, junto de bailarinos com uma apresentação poderosa e extravagante. Sia apresentou o seu tema Chandelier num cenário de um apartamento decrépito, acompanhada pela atriz Kirsten Wiig e pela bailarina Maddie Ziegler. Parrell Williams cantou mais uma vez o seu tema mais contagiante, Happy, mas desta vez numa versão mais sofisticada e criativa, deixando uma mensagem solidária aos americanos de raça negra desarmados que têm sido assassinados. Outra surpresa da noite (muito positiva e comovente) foi de Katy Perry, após o discurso do presidente Barack Obama. O presidente dos EUA gravou uma declaração que foi apresentada durante a cerimónia, com a mensagem clara da luta contra a violência doméstica. Katy Perry reforçou esta mensagem, interpretando o tema By the grace of God.

Para além dos principais vencedores da noite (já referidos em cima), outros artistas foram premiados pelo seu trabalho: Tony Bennett e Lady Gaga (Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional para Cheek to Cheek), Jack White (Melhor Performance Rock para Lazaretto), Paramore (Melhor Canção Rock para Ain’t It Fun), Aphex Twin (Melhor Álbum Dança/Electrónica para Syro), St. Vincent (Melhor Álbum de Música Alternativa para o álbum homónimo), o veterano hip hop Eminem, vencedor em duas categorias (Melhor Álbum Rap para The Marshall Mathers LP2, e Melhor Colaboração Rap/Cantada para The monster, com Rihanna), a revelação hip hop Kendrick Lamar (Melhor Performance Rap e Melhor Canção Rap para I,), Miranda Lambert (Melhor Álbum Country para Platinum), Beyoncé e Jay Z (Melhor Performance R&B para Drunk In Love), Ziggy Marley (Melhor Álbum Reggae para Fly Rasta), Pentatonix (Melhor arranjo instrumental ou à capella para Daft Punk), o filme “Frozen” como Melhor Compilação Banda Sonora para Visual Media, o tema Let It Go como Melhor Canção escrita para Visual Media, e como Produtor do Ano Não Clássico, Max Martin.

Sam Smith é considerado o sucessor de Adele, que em 2012 foi premiada com seis Grammys. O que será que nos espera para o ano?

11012216_921029221240574_1603028436_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *