GRAMMYs: os grandes protagonistas das nomeações e os grandes “esquecidos”
A 64.ª edição dos GRAMMY Awards vai acontecer no próximo dia 31 de janeiro em Los Angeles e já se sabem os nomeados! O líder é Jon Batiste, que conta com 11 nomeações. Contudo, nomes como Doja Cat, H.E.R., Justin Bieber, Olivia Rodrigo e Billie Eilish não ficaram de fora desta corrida.
Os protagonistas das nomeações
Jon Batiste, músico de jazz e membro da banda residente do talk show norte-americano The Late Show With Stephen Colbert, é o grande líder das nomeações desta edição. Nomeado pelo seu mais recente projeto We Are e pela extraordinária trilha sonora do filme de animação Soul, este nome da música jazz domina duas das três principais nomeações dos GRAMMYs: Gravação do Ano e Álbum do Ano.
Justin Bieber e H.E.R. foram também dois nomes em destaque. Cada um teve oito nomeações pelos seus trabalhos.
Apesar da liderança de Jon Batiste, estima-se que Olivia Rodrigo vá ser a grande vencedora da noite. A cantora norte-americana de apenas 18 anos é um dos grandes nomes da música deste ano. O seu primeiro álbum, Sour, foi um dos mais ouvidos do ano e foi bastante bem recebido pelos críticos.
Com hits como drivers license, good 4 you e deja vu, Olivia arrecada seis nomeações, dominando as quatro categorias principais: Gravação do Ano, Álbum do Ano, Música do Ano e Melhor Artista Revelação.
A principal rival de Olivia Rodrigo poderá ser Billie Eilish, que já levou para casa sete GRAMMYs. Happier Than Ever, o mais recente álbum da cantora, é considerado um dos melhores do ano pela crítica e é um dos grandes concorrentes que pode fazer frente a Sour na categoria de Melhor Álbum do Ano.
Outros dois grandes nomes que são fortes concorrentes a receber um prémio nesta 64.ª edição dos GRAMMYs são Lil Nas X e Doja Cat. Ambos dominaram este ano na música com grandes hits como Montero (Call Me By Your Name) e Kiss Me More. Doja Cat conta com oito nomeações pelo seu álbum Planet Her, sendo uma das mais nomeadas da noite. Lil Nas X, por sua vez, não fica muito atrás. O autor do sucesso Old Town Road tem este ano cinco nomeações.
Taylor Swift, que no ano passado ganhou na categoria de Melhor Álbum do Ano com o seu álbum Folklore, consegue a mesma nomeação na categoria para o seu álbum “irmão” Evermore. Apesar de estar ao mesmo nível que Folklore, é muito provável que Evermore não receba o GRAMMY. Mas isto não deixa Taylor Swift longe de ganhar algo nesta categoria! A cantora pode ganhar com Sour, de Olivia Rodrigo, já que foi uma das compositoras do álbum.
(Vê a lista completa de nomeados aqui: https://www.grammy.com/grammys/news/2022-grammys-complete-winners-nominees-nominations-list )
Os grandes “esquecidos” das nomeações
Já se tornou regra geral nos GRAMMYs existirem artistas esquecidos nas nomeações, músicas esquecidas nas principais categorias e álbuns esquecidos na categoria de Melhor Álbum. E este ano não fugiu à regra.
Dentro da categoria de Melhor Álbum foram várias as obras-primas que foram deixadas de fora das nomeações. Blue Weekend, da banda inglesa de rock alternativo Wolf Alice, foi um dos álbuns que mais recebeu classificações de 100 por parte de revistas de crítica musical e mesmo assim não conseguiu uma nomeação da academia de música. E como Blue Weekend existem muitos. Sometimes I Might Be Introvert da Litlle Simz, Daddy’s Home de St. Vincent e Chemtrails Over The Country Club de Lana Del Rey foram também grandes álbuns deste ano que foram bastante aclamados pela crítica e que não viram o seu trabalho ser recompensado.
Outro grande nome que devia ter recebido um reconhecimento por parte dos GRAMMYs foi Miley Cyrus, com o seu álbum Plastic Hearts. A cantora e compositora norte-americana não recebeu uma única nomeação, mesmo tendo lançado grandes êxitos como Plastic Hearts e Midnight Sky.
Fonte de capa: GRAPHIC: THE RECORDING ACADEMY
Artigo revisto por João Nuno Sousa