Música

Happy Songs (to you)

A época de exames está a aproximar-se e nada melhor do que preparar uma playlist com um reforço de felicidade, para que esta nos envie uma onda de positivismo e paciência para esta recta final.

Não é difícil criar uma playlist de músicas que nos fazem felizes – podem tentar isto em casa – até porque (normalmente) o título revela o tema da música, contendo a palavra “happy”. Por vezes engana, mas na sua maioria é por aí que se descobre. Mas isto da playlist é mesmo a sério, tão a sério que até a ONU decidiu compilar os melhores temas para o dia da felicidade. Ora, não querendo imitar a ONU, cá vão as minhas sugestões:

Seguindo uma ordem cronológica, começo por dizer “Let’s Twist Again”. Certamente nenhum de nós, jovens, é da época em que a música foi lançada, mas todos a conhecemos como se fossemos. Com uma dança muito animada, Chubby Checker relembra os verões passados e convida-nos a dançar no mesmo ritmo (é impossível não mexer o pezinho).

Mais tarde, no final da década de 60, foi lançada uma música com o objectivo de combater o clima racial que estava presente nos EUA. Com o seu tom esperançoso e optimista, Louis Armstrong interpretou “What a Wonderful World”, transmitindo uma mensagem de paz para o mundo. E se isto não for suficiente, basta ver o vídeo: é impossível não sorrir.

Em 1988, num ritmo muito animado, Bobby McFerrin cantou “Don’t Worry, Be Happy”. Bem, se esta não for contagiante, então já não sei o que será. E a música até transmite uma certa verdade porque quando estamos preocupados e tensos os problemas parece que triplicam. Por isso, por momentos, vamos pôr de parte as preocupações.

Os anos 80 foram marcados por muitas músicas optimistas, e apresento mais uma. Desta vez, interpretado por Katrina e The Waves, “Walking on Sunshine” é um tema que desafia a alegrar o dia mesmo que ele pareça muito nublado. Numa versão mais dedicada ao amor mas que dá para aplicar à generalidade dos nossos momentos.

Olhando para a actualidade, há um tema que, sem dúvida, transmite pura felicidade. Sem mais demoras, passo a apresentar o hit do momento, apesar de já ter sido lançado há quase dois anos: “Happy”. Tão direto quanto o título, Pharrell Williams entretém-nos com o tema mais simplista e feliz destes tempos. Cantem todos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *